Duolingo lança plataforma para incentivar ensino de idiomas nas escolas

Por Redação | 08 de Janeiro de 2015 às 15h47

Pode parecer apenas mais um joguinho divertido, mas já existem mais pessoas aprendendo idiomas no Duolingo nos Estados Unidos do que em todo o sistema de educação pública do país. Agora, em resposta à experiência positiva de professores de idiomas e ministérios de educação ao redor do mundo, foi anunciado nesta quinta-feira (8) o lançamento de uma plataforma desenhada para apoiar o ensino em escolas.

Apesar de sua interface simples, o Duolingo usa algoritmos complexos e baseados nos dados dos 60 milhões de usuários da plataforma para personalizar o aprendizado de idiomas e manter os alunos motivados. Por isso e pela facilidade de acesso, professores de diferentes países começaram a utilizar a plataforma informalmente na sala de aula.

Enquanto isso, os governos de Costa Rica e Guatemala acabam de lançar programas pilotos para usar o Duolingo nas escolas públicas, locais com pouca oferta de professores de diferentes idiomas. O lançamento do Duolingo para Escolas também permitirá que professores tenham acesso a um painel de controle para acompanhar o desempenho de seus alunos.

Um trabalho inteligente

A plataforma consegue identificar padrões no desempenho de cada usuário e reagir de acordo com suas respostas para reforçar conceitos difíceis, detalhando os esforços que cada profissional deve ter em sala de aula. Por exemplo: se um aluno hesitar antes de responder a um exercício, isto indica falta de confiança e que ele precisa de mais tarefas deste tipo para dominar o assunto. Além disso, respostas incorretas podem indicar um problema comum.

“A meta é proporcionar uma experiência de aprendizado personalizada com feedback imediato para cada aluno e professor na sala de aula. Isto permitirá que professores tenham mais tempo para se concentrar em conceitos difíceis, responder perguntas ou ajudar estudantes que estão ficando para trás,” disse Luis von Ahn, professor de ciência de computação da Universidade Carnegie Mellon e co­fundador do Duolingo.

Alguns professores estão re­estruturando seus planos de aula para sincronizá­-los com o do Duolingo. “O ‘gamification’ realmente funciona com jovens e lhes dá a oportunidade de reforçar o que aprenderam durante a aula. Temos usado o Duolingo este ano e estou tendo resultados excelentes,” disse Said Kassem Hamideh, professor de espanhol de Washington High School of IT em Milwaukee, nos Estados Unidos.

No ano passado, o Duolingo lançou o Duolingo Test Center, uma prova de idiomas que poderá substituir grandes instituições como o TOEFL e se tornar uma nova forma de medir o nível de proficiência de idiomas no mundo. Agora com a plataforma para escolas, a companhia espera ter um grande impacto a longo prazo no sistema educacional, ajudando estudantes e professores pelo mundo a alcançarem suas metas.

Para acessar o Duolingo, basta visitar o site oficial do serviço.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.