Conheça o Watson, o computador que pensa

Watson no Jeopardy

Se você está cansado de ver novidades apenas sobre o aumento de desempenho dos computadores, que tal um com a capacidade de pensar? Essa é a proporsta da IBM ao desenvolver o Watson, um supercomputador capaz de entender, raciocinar e responder as mais variadas perguntas.

Conheça o Watson, o computador que pensa

Quando colocado para competir com duas pessoas reais, o Watson cometeu alguns poucos erros graves, mas mesmo assim ganhou por grande vantagem no final das contas, lucrando incríveis US$ 36.681 no final do programa Jeopardy, famoso programa americano de perguntas e respostas onde três competidores ganham dinheiro por cada pergunta respondida corretamente sobre temas como história, ciências e atualidades.

Não é a primeira vez que a IBM apresenta um projeto capaz de surpreender o público. Em 1997 ela desenvolveu um sistema chamado Deep Blue, que derrotou o maior enxadrista do mundo, Garry Kasparov. A grande evolução em relação ao Deep Blue é que o Watson é capaz de entender a linguagem humana e produzir resultados corretos pela primeira vez na história.

Esses projetos nos dão uma pequena noção do que poderemos ver no futuro, como computadores que respondam corretamente nossas perguntas sobre qualquer assunto. Já existem aplicativos que fazem isso com uma precisão até aceitável, como o Siri (presente nos iPhones) e o Wolfram Alpha, aplicativo web que retorna resultados em metadados.