Como refinar suas buscas de imagens no Google

Por Redação

A ferramenta de busca por imagens do Google é realmente poderosa e pode nos ajudar sempre que precisarmos encontrar uma determinada figura. O banco de dados do Google Imagens possui bilhões e bilhões de imagens indexadas, mas você sabe como encontrar exatamente aquela que você está procurando?

Vale lembrar que recentemente o gigante das buscas anunciou uma mudança no layout dessa ferramenta, para torná-la mais rápida, melhor e interativa. Porém, algumas dicas podem ser úteis na hora de refinar sua busca por imagens, mesmo com a nova versão do site. Confira quais são elas:

Ferramentas de pesquisa avançadas

Logo após digitar uma palavra-chave para buscar pela imagem desejada, clique na opção "Ferramentas de Pesquisa" para criar alguns filtros rápidos para a pesquisa. Por exemplo, é possível organizar os resultados por assunto, tamanho da imagem, procurar imagens em determinadas cores, e até mesmo concentrar sua pesquisa em fotos, desenhos, etc.

Busca de imagens no Google

Assim como acontece em qualquer pesquisa do Google, você também pode usar a sintaxe para busca avançada. Por exemplo, você pode digitar "bandeira do Brasil", para evitar que imagens com bandeiras de outros países sejam apresentadas. Para acessar a área de "Pesquisa avançada" basta clicar no menu "Opções", que possui um ícone do lado direito da tela.

Pesquisar por tipos específicos de arquivos

Para encontrar imagens em determinados tipos de arquivo é preciso digitar a extensão desejada no momento da pesquisa. Por exemplo, se você quer encontrar uma imagem da bandeira do Brasil em PNG, basta digitar "bandeira do brasil filetype:png", onde filetype designa o tipo de arquivo.

Ao fazer isso, você não vai apenas encontrar o tipo de arquivo que precisa, mas também vai acrescentar uma nova opção na barra de "Ferramentas de pesquisa". Dessa forma, fica mais fácil mudar o filtro para outros tipos de arquivo, como JPG, GIF, BMP, etc.

Busca de imagens no Google

Volte para a versão antiga de buscas

Quem se lembra do antigo formato de buscas do Google? Se você é saudosista, ou simplesmente não é adepto da versão mais atual do site, é muito simples alterar a visualização para o layout antigo. Tudo o que você precisa fazer é inserir uma palavra-chave no campo de busca, como faria normalmente, e em seguida rolar a página até a parte inferior.

Busca de imagens no Google

Lá você vai encontrar uma opção chamada "Mudar para a versão básica"; é só clicar nela e voltar no tempo. A versão antiga não é tão pesada, e ainda é querida por algumas pessoas, por isso ela está lá, disponível para quem quiser usá-la.

Busca de imagens no Google

Procure imagens semelhantes

É possível buscar uma imagem semelhante àquela que você acha que se encaixa em seu projeto, e para isso basta arrastar uma figura diretamente para o campo de busca. Em primeiro lugar é necessário escolher a imagem de referência em um site ou documento.

Em seguida, clique sobre ela e segure o botão esquerdo do mouse, arrastando-a até o campo de inserção de busca do Google Imagens. Uma mensagem pedirá para você largar a imagem ali e o próprio motor de busca irá encontrar imagens semelhantes à original.

Busca de imagens no Google
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.