Caixa eletrônico em miniatura permite troca de dinheiro por Bitcoins

Por Redação | 05.05.2013 às 08:25

A essa altura, você provavelmente já ouviu falar da moeda virtual que pode ser utilizada para trocas comerciais P2P na Internet e é independente de instituições financeiras, a Bitcoin. (Se não, dá uma olhada nesta matéria que fizemos sobre o assunto). Uma das dificuldades para quem já utiliza essa moeda, entretanto, pode ser justamente a obtenção dela, que depende de um processo complexo de "mineração" ou de lojas de câmbio online.

Mas para criar mais uma alternativa de obtenção dessa moeda, a startup Lamassu está prestes a lançar os primeiros caixas eletrônicos físicos para o câmbio de Bitcoins no mercado. Apresentada pela primeira vez no começo deste ano, a Bitcoin ATM deve começar a ser vendida para lojistas a partir de julho de 2013. Segundo a Lamassu, o preço das máquinas será de aproximadamente US$ 5 mil (cerca de R$ 10 mil) e a empresa não fará qualquer retenção de dinheiro no câmbio.

Bitcoin ATM

A Bitcoin ATM deve começar a ser vendida para lojistas a partir de julho de 2013 (foto: Lamassu)

O processo de câmbio é bem simples e leva cerca de 15 segundos. Primeiro, basta deixar a máquina escanear um código QR no smartphone do usuário, que terá as informações da carteira de Bitcoins para qual a máquina deverá enviar a quantia de moedas virtuais. Depois disso, o usuário só precisa inserir a nota física (de dólar ou euro, por enquanto). A conversão será feita na máquina e as Bitcoins colocadas na carteira do comprador.

De acordo com os inventores da máquina, os irmãos Zach Harvey e Josh Harvey, a Bitcoin ATM é mais simples que a transferência online, o que deve facilitar a popularização da moeda virtual. "Se você quiser abrir uma conta com MtGox ["casa de câmbio" de Bitcoin], você tem que se conectar com eles e o processo de registro pode levar até 30 dias. Atualmente, eles têm realmente uma grande fila para registro, que gira em torno de 16.000 ou 20.000 pessoas", explicou Harvey ao site Mashable.

Harvey afirma que tem "muito" de sua poupança em Bitcoins e afirma que não está preocupado com as recentes flutuações do preço da moeda. De certa forma, o criador acredita que o Bitcoin ATM pode até funcionar como um estabilizador da moeda, já que corta os intermediários das transações.