Amazon lança novo serviço de armazenamento na nuvem de baixo custo

Por Redação | 21 de Agosto de 2012 às 15h57

A Amazon Web Services, departamento da Amazon responsável por serviços online, anunciou nesta terça-feira (21) o lançamento de um novo serviço de armazenamento de dados na nuvem de baixo custo, o Amazon Glacier.

O Amazon Glacier surge como uma excelente opção para as pessoas que precisam de muito espaço de armazenamento, mas que não querem gastar muito. O novo serviço permite que o usuário pague simplesmente aquilo que ele usar, ou seja, para cada gigabyte ocupado na nuvem, o usuário deverá pagar US$ 0,01 por mês.

"As empresas geralmente pagam além do necessário para o arquivamento de dados. Em primeiro lugar, elas são forçadas a fazer um pagamento inicial pesado por sua solução de arquivamento (que não inclui os custos contínuos de despesas operacionais, como energia, instalações, equipe e manutenção). Em segundo lugar, como as empresas precisam 'adivinhar' quais são os seus requisitos de capacidade, elas compreensivelmente acabam provisionando para mais, a fim de se certificar que terão capacidade suficiente para redundância de dados e crescimento inesperado", afirmou a Amazon em sua página oficial.

O foco do serviço é nos dados que serão pouco utilizados pelos clientes, o que permite que os usuários enviem seus documentos para o Glacier em poucos arquivos ao invés de enviar de forma fragmentada, como acontece com outros serviços na nuvem.

Além disso, o baixo custo do serviço também está relacionado com o fato de que os usuários não irão acessar ou baixar arquivos com muita frequência e, quando quiserem acessar as informações, terão que utilizar uma API que se conecta diretamente com os servidores.

Amazon Glacier

Com apenas um dólar por mês, os usuários podem utilizar até 100 gigabytes no serviço

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.