Publicidade

9 aparelhos que mais gastam energia na sua residência — e os que menos consomem

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Setembro de 2022 às 22h20

Link copiado!

Freepik
Freepik

Em meio à crise econômica, é sempre bom buscar novos meios de economizar no fim do mês. Um dos maiores vilões para os brasileiros atualmente é a conta de luz, que sofreu diversos reajustes no ano passado. Uma das maneiras de diminuir o valor da cobrança é entendendo como alguns aparelhos eletrodomésticos consomem a energia, os que mais usam e como identificá-los.

O primeiro passo é descobrir o consumo de cada um deles através do selo obrigatório do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O selo indica a quantidade de eletricidade consumida e ainda exibe indicadores de A a E, representando os níveis de eficiência de consumo. Neste caso, a nota A indicará o aparelho mais eficiente e que consome menos energia, enquanto a nota E será exatamente o oposto.

Continua após a publicidade

Através do site ainda é possível ter acesso a informações adicionais sobre o produto, incluindo o consumo kWh por mês, o consumo em modo stand-by (desligado, mas conectado na tomada), entre outras especificações.

Os 9 produtos que mais gastam energia

Confira os nove produtos que mais consomem energia elétrica na sua residência e que podem estar causar um aumento no valor da conta de luz, a seguir;

  1. Fogão e forno elétrico;
  2. Chuveiro e torneira elétrica;
  3. Secadora de roupas;
  4. Máquina de lavar louça;
  5. Forno de micro-ondas;
  6. Ar-condicionado;
  7. Aspirador de pó;
  8. Máquina de lavar roupa;
  9. Ferro de passar roupa.
Continua após a publicidade

Os produtos que menos consomem

Dentre os dispositivos eletrônicos que são comuns em residências, esses são os que menos consomem:

  1. Lâmpadas de LED;
  2. Liquidificador;
  3. Notebook;
  4. Televisão.

Como economizar energia com eletrônicos?

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que mesmo desligados, a maioria dos aparelhos eletrônicos conectados a tomadas continuam consumindo energia. Esse consumo pode até mesmo superar o utilizado enquanto ligados. Uma vez que todos os eletrodomésticos estão em stand-by, o valor consumido por eles nesse modo pode representar até mesmo 12% do consumo total de energia a casa.

Portanto, uma maneira de economizar é evitar deixar os aparelhos na tomada enquanto não estão sendo utilizados. Vale também estudar os produtos antes de comprar, sempre dando prioridade aos eletrodomésticos que possuem a nota A de eficiência energética. Outra dica é otimizar! Ao aproveitar de maneira mais inteligente os períodos em que estão ligados, você evita usá-los várias vezes ao dia.