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72% dos brasileiros fazem compras ou usam créditos via conta telefônica

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Maio de 2021 às 21h00

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Reprodução/Mobile World Live
Reprodução/Mobile World Live

Uma pesquisa realizada pelo Mobile Ecosystem Forum (MEF) revela que a maioria dos consumidores brasileiros não usa os boletos de telefone somente para pagar pelo acesso a ligações e à internet. Segundo o levantamento, 72% dos usuários entrevistados revelaram usar o sistema direct carrier billing (DCB), no qual serviços são adquiridos via cobranças adicionais na conta telefônica ou usando créditos pré-pagos.

Realizada com 6,5 mil consumidores em 10 países, a pesquisa mostra que o Brasil fica em terceiro lugar no ranking percentual de uso desse tipo de pagamento. O país só figura atrás da China (86%) e da Índia (74%), e por aqui os acertos adicionais mais populares são os de assinaturas por serviços de streaming como Spotify e Netflix.

Enquanto em 30% dos casos os serviços já estão inclusos no pacote de assinatura contratado, 19% revelaram que já usaram a conta telefônica para pagar por algum aplicativo. Uma pesquisa publicada em dezembro de 2020 pela Mobile World Live mostra que a maioria das operadoras de serviços móveis está interessada em investir em soluções de DCB, estimuladas pela transformação digital resultante da pandemia da COVID-19.

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Mais velocidade, segurança e oportunidades de crescimento

“A atração para os parceiros comerciais das operadoras é clara: maior velocidade e conveniência ao coletar os pagamentos via DCB. As operadoras procuram por novos fluxos de crescimento, com qual metade os classificando como benefício número 1”, afirma o estudo. Para os usuários brasileiros consultados pelo MEF, a rapidez (60%), seguida pela conveniência (40%), foram apontados como os principais benefícios da tecnologia — a segurança e os preços menores foram citados por somente 20% dos entrevistados.

No entanto, ao menos um obstáculo se apresenta para a aceitação do método de pagamento — 24% dos brasileiros relataram já ter lidado com cobranças indevidas em suas contas telefônicas, naquela que é a maior proporção entre os países estudados (a média mundial é de 15%). Dessa forma, operadoras que pretendem crescer usando o DBC precisam assegurar aos consumidores que vão trabalhar com transparência e segurança para conquistar novos clientes.

Fonte: Mobile Times