7 atalhos do Chrome para facilitar a sua vida

Pule do nível de usuário principiante no Chrome para o nível de usuário profissional em sete etapas simples. Você vai se surpreender com o tempo economizado ao utilizar esses atalhos.

Se você usa o Google Chrome já há algum tempo ou acabou de migrar de outros navegadores como o Firefox ou o Internet Explorer, precisa conhecer alguns atalhos realmente importantes.

Pronto para mudar o jeito como você navega para uma forma muito mais rápida e inteligente? Note que para os usuários Windows, os atalhos serão quase sempre Ctrl+chave, enquanto para os usuários de Mac será a tecla Cmd+chave.

Confira a seguir os 7 atalhos:

1. Voltar para Home

Você já leu uma pagina da Web inteira, e agora você apressadamente quer girar a bolinha de rolagem do seu mouse, ou subir a barra de rolagem à direta da tela para voltar ao cabeçalho da página. Ambos os movimentos te tomarão um longo caminho e algum tempo. Ao invés disso, uma forma prática e imediata é tocar na tecla "Home" do teclado, que volta a tela ao topo do texto imediatamente.

tutorial atalhos chrome

2. Onde está o download que eu acabei de fazer?

Os usuários principiantes muitas vezes têm dificuldades em encontrar o arquivo do download que acabaram de fazer. Usando o comando "Ctrl+J", uma guia se abre imediatamente listando todos os seus downloads. Ao encontrar o que procura na lista, clique em "Mostrar na Pasta". Você pode também clicar em "Abrir Pasta de Downloads" no topo dessa guia.

3. Adicionando uma página aos Favoritos

É difícil bater a simplicidade dessa dica ao marcar uma página como Favorita: basta clicar na estrela na extremidade direita da barra de endereços. Ou, se preferir usar um atalho de teclado, pressione "Ctrl+D". Em ambas as ações, terá o mesmo resultado: uma caixa de pop-up se abre para que você adicione rapidamente a página aos favoritos, dando um nome e a separando por pastas.

4. Fechando uma página

Qualquer um sabe que para fechar uma aba basta clicar no "x" vermelho no canto superior direito da página. Com certeza é a dica mais fácil, porém há um comando também bem simples que pode ser usado: pressione "Ctrl+W". Rapidamente, você desaparece com a aba da tela.

5. Rolando uma página inteira para baixo

A barra de espaço do teclado a partir de agora terá mais uma função. Ao ler um texto no Google Chrome, você pode ir pressionando a barra de espaço para rolar sua página inteira para baixo. Essa dica é ideal para quem lê rapidamente. Se quiser rolar o texto para cima basta pressionar "Shift+espaço". Esse atalho só não funciona caso esteja num campo de texto no qual você tenha que preencher algo, como num formulário por exemplo.

6. Achados e perdidos

Todo mundo sabe como pesquisar na Web, mas o Google Chrome facilita ainda mais essa ação dentro da página. Pressionando "Ctrl+F", uma barra de texto se abre no canto superior da página, onde você digita a palavra ou frase a ser pesquisada. Essa ferramenta de busca é tão dinâmica que os resultados já começam a aparecer desde a primeira letra que você digita, e, ao introduzir mais caracteres a busca vai se tornando mais específica.

7. Deixe o Chrome mais rápido com apenas um clique

Como você pontuaria a velocidade do seu PC? Quantas abas do navegador você pode abrir antes que comece a travar e dar problemas?

Se você costuma manter várias abas abertas, pode ser surpreendido por pop-ups com mensagens do sistema informando que o mesmo está sobrecarregado. Uma coisa que você pode fazer é marcar as guias que quer revisitar mais tarde, porém essa não é a melhor opção e definitivamente também não é a mais rápida solução.

Para esses casos existe uma extensão do Chrome: o One Tab (que também está disponível para o Firefox). Instantaneamente, ele captura todas as guias abertas e as transporta para uma única guia, muito bem organizada, reduzindo assim o impacto sobre o Chrome e mantendo as abas importantes a salvo.

Para instalá-lo clique aqui. Em seguida, clique em "+ usar no Chrome"

tutorial atalhos chrome

Essa é sem dúvida a dica mais importante.

E aí, o que achou? Você já conhecia esses atalhos? Compartilhe conosco sua experiência, basta deixar seu comentário.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.