5 melhores linguagens de programação para trabalhar com nuvem de dados
Por Marcelo Fischer Salvatico |

A computação em nuvem é um pilar fundamental da infraestrutura tecnológica atual. E, com o mercado de cloud computing projetado para movimentar bilhões de dólares globalmente, o profissional que domina as linguagens de programação certas terá destaque no mercado de trabalho.
- 6 prompts ideais no ChatGPT na preparação para entrevistas de emprego
- 5 melhores linguagens de programação para iniciantes em 2025
De acordo com análises de mercado e pesquisas recentes, separamos cinco linguagens de programação ideais para desenvolvedores que queiram atuar com nuvem de dados.
5 melhores linguagens de programação para nuvem de dados
Confira abaixo as melhores linguagens de programação.
- Python
- Java
- Go (Golang)
- Node.js
- .NET
1 - Python
O Python é a linguagem mais utilizada em 2025, representando aproximadamente 28% de participação entre as linguagens mais utilizadas, segundo o Popularity of Programming Language Index (PYPL).
Sua sintaxe acessível e grande biblioteca de recursos a tornam ideal para ciência de dados e inteligência artificial na nuvem. Todos os grandes provedores de cloud, como AWS, Google Cloud e Microsoft Azure, priorizam atualizações dos seus kits de desenvolvimento de software em Python.
A linguagem tem destaque também na automação de infraestrutura e integração com serviços de machine learning, como AWS AI Services e Google AutoML.
2 - Java
O Java é essencial para o desenvolvimento empresarial, e possui frameworks como Spring Boot e Eclipse MicroProfile que simplificaram significativamente a criação de microsserviços nativos para a nuvem.
A linguagem de programação é versátil e possui conectores para praticamente qualquer tecnologia server-side, aquelas que rodam em máquinas que ficam na nuvem ou em data centers, desde bancos de dados legados até sistemas de arquivos modernos.
Dados recentes mostram que 50% dos desenvolvedores que constroem funcionalidades de IA utilizam Java, superando até o popular Python, de acordo com o The New Stack.
3 - Go (Golang)
Desenvolvida pelo Google, o Go conquistou seu espaço entre o top 15 linguagens mais populares do índice TIOBE. Possui uma sintaxe parecida com a C, que, combinada com recursos modernos, a torna perfeita para sistemas distribuídos e infraestrutura cloud.
O Go é a linguagem de programação por trás do Terraform, ferramenta essencial para infraestrutura como código. A Red Hat também utilizou Go para construção de sua plataforma OpenShift Container.
Além disso, todos os principais provedores cloud oferecem kits de desenvolvimento de software completos em Go, evidenciando sua relevância para automação e provisionamento de recursos.
4 - Node.js
O Node.js unifica o desenvolvimento client-side com o server-side em uma única linguagem. Essa característica importante é o que faz com que equipes que a usam economizem tempo e recursos, além de poderem utilizar JavaScript em toda a stack de desenvolvimento.
É ideal para o desenvolvimento de microsserviços e oferece suporte robusto a APIs RESTful através do ecossistema npm.
Mesmo que aplicações baseadas em máquinas virtuais, como o Chrome V8, não alcancem a performance de linguagens compiladas, o Node.js equilibra produtividade e desempenho para a maioria dos casos de uso em cloud.
5 - .NET
Por fim, a .NET é a escolha natural para organizações que trabalham com o ecossistema Azure, já que possui mais de 100 serviços cloud da Microsoft com suporte nativo.
A versatilidade do .NET o torna excelente para o desenvolvimento de microsserviços e APIs RESTful que integram diferentes partes da infraestrutura organizacional.
Veja também:
- Como a IA pode ser usada por executivos durante o trabalho?
- 5 dicas para programadores sobreviverem ao avanço da IA
- 5 prompts de IA que vão turbinar sua busca por emprego
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?