Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

4 passos para criar um site e começar sua presença online do zero

Por Redação | 20 de Agosto de 2019 às 10h00

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
4 passos para criar um site e começar sua presença online do zero
4 passos para criar um site e começar sua presença online do zero

Criar um site pode ser a oportunidade que você precisa para acabar com a falta de sorte nos negócios. E o que é melhor: a tecnologia está aqui para ajudar qualquer pessoa a começar sua presença online e maximizar vendas, mesmo sem saber nada de programação.

Se você mora no Brasil e está pensando em empreender na internet, saiba que está no lugar certo. Moramos no 4º país mais conectado do mundo, segundo a UNCTAD. Por outro lado, se você está no exterior, também pode aproveitar os benefícios de ter um site.

Ter uma empresa online significa poder exibir seus produtos ou serviços 24 horas por dia, sem interrupção. Além de ser uma tendência que veio para ficar: anúncios de TV, rádio e jornal impresso estão cada vez mais difíceis e caros.

Agora que você já sabe porque começar sua presença online é uma boa estratégia, confira 4 passos simples para fazer isso acontecer:

1) Escolher uma hospedagem de sites

Ao invés de contratar vários serviços separados, você pode encontrar uma empresa de hospedagem de sites que já tem tudo para começar sua presença online. Agora vamos imaginar que a hospedagem de sites é a sua casa e o servidor é o terreno onde ela será construída. E por fim, o site é a decoração, que vai personalizar todo o ambiente.

Da mesma forma que você procura um local seguro e com todas as vantagens possíveis para morar, você também deve escolher o melhor plano de hospedagem de sites. Veja abaixo algumas dicas para ajudar na decisão:

  • Objetivo do site x recursos da hospedagem: Para cada tipo de site existe um plano de hospedagem. Verifique se o plano que você escolheu tem o que seu projeto precisa.
  • Uptime e garantias: Qual é a garantia de disponibilidade que a sua hospedagem oferece? Os servidores são monitorados 24h? Tudo isso influencia no tempo que sua página permanece no ar e evita lentidões ou quedas nas horas que você mais precisa.
  • Suporte ininterrupto: Nada como contar com suporte 24/7, não é? Para agilizar a resolução dos problemas, também vale conferir se o atendimento é em português.
  • Criador de sites ou WordPress: Descubra qual é a ferramenta mais fácil para você criar o seu site e veja se a empresa hospedagem inclui essa solução no plano.
  • cPanel: Se você quer agilidade para gerenciar sua hospedagem vai querer trabalhar com o cPanel. Com ele dá para gerenciar domínios, instalar apps e muito mais.
  • SSL Grátis e outros recursos: Se o seu projeto é uma loja virtual, não dá para ficar sem um Certificado SSL. Ele criptografa os dados trocados entre seu site e seu visitante e ainda ajuda a melhorar suas chances de ranquear no Google.

2) Faça o Registro de Domínio

Lembra da nossa analogia da casa? O domínio é o seu endereço na internet. Sem registrar o seu domínio você não conseguirá colocar seu site no ar. A boa notícia é que a maioria dos planos de hospedagem já incluem domínio grátis por pelo menos 1 ano. Assim é só escolher o seu e fazer o pagamento direto no carrinho de compras da hospedagem. Aqui você encontra dicas completas para escolher o seu.

3) Escolher a melhor ferramenta para criar sites

Depois de contratar a hospedagem e registrar o domínio você vai precisar escolher a melhor ferramenta para criar seu site. Para quem não é programador ou designer o conselho é publicar um site com um Criador de Sites. É muito fácil usar essa ferramenta: no caso da HostGator, você consegue criar um site em minutos a partir da sua página no Facebook ou gerar um site com um template pronto e substituir imagens, vídeos, mapas, etc. Mas se você tem um pezinho na programação, talvez prefira usar o WordPress, plataforma queridinha para quem precisa customizar sites, blogs e até lojas virtuais por meio de plugins.

4) Hora de publicar e divulgar seu site

Pronto! Você colocou o seu site no ar, parabéns. Agora vem a parte mais divertida: encontrar as estratégias mais eficientes para divulgar sua nova página e alcançar mais visitantes. Existem inúmeras opções: desde anúncios em redes sociais e Google até e-mail marketing. Vá com calma e teste aquilo que faz mais sentido para o seu negócio. Se você precisar de ajuda para começar sua presença online, conte com a HostGator. Somos especialistas em hospedagem de sites e garantimos sua página sempre no ar.