3 fatores que estão mudando a economia mundial

Por Fernando D´Angelo | 08 de Novembro de 2016 às 20h17

Foto: OpenSpace

“A era da aceleração exponencial está destruindo negócios em diversas regiões do mundo ao mesmo tempo que está gerando oportunidades fantásticas em outras”, disse Thomas Friedman (jornalista no The New York Times) em palestra na HSM Expo Management 2016. E existem 3 fatores chave por trás desse cenário.

O mercado consumidor mudou de forma radical. É a chamada Globalização Digital, onde tudo é digital, compartilhado, colaborativo e tecnológico. As possibilidades de negócios se multiplicaram de forma exponencial, e o ambiente de negócios que era estável e previsível agora é complexo e incerto.

As mudanças climáticas, o esgotamento de recursos naturais e a diminuição da biodiversidade estão se acelerando de forma exponencial, e estamos enfrentando cada vez mais problemas relacionados a esses fatores.

E por fim, estamos vivenciando o início do crescimento exponencial tecnológico no que chamamos de revolução tecnológica, baseada em Inteligência Artificial e a era cognitiva, Tecnologias Embarcada e Móvel, Cloud Computing, Internet das Coisas, Impressão 3D, Engenharia Genética e inúmeras outras tecnologias.

Juntas, essas 3 acelerações exponenciais estão criando uma espécie de furação evolutivo. E há 2 lugares onde as empresas podem se posicionar: No olho do furacão, ou nas paredes do furacão.

Empresas que souberem lidar com ambientes complexos, incertezas e riscos conseguirão se estabilizar no olho do furacão. Todas as demais serão jogadas para as bordas do furacão, girando sem rumo em um ambiente caótico até que sejam eliminadas.

E como disse Solange Mata Machado, também em palestra na HSM Expo Management 2016, “problemas complexos requerem soluções adaptativas”.

E a sua empresa, já está preparada?

Agradecimentos especiais à HSM Educação Executiva e à Assessoria de Imprensa pelo convite para acompanhar a HSM Expo Management 2016.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.