3 dicas para definir a visão estratégica da sua empresa
Por Fernando D´Angelo | 19 de Setembro de 2015 às 14h15
A maioria das empresas não tem uma visão estratégica clara o suficiente para que toda a organização a entenda, e isso significa que as ações internas não estão alinhadas a ela. Então, como definir uma estratégia clara?
Muitas companhias simplesmente não têm um plano estruturado, ou possuem uma estratégia confusa que permite diferentes interpretações, que é muito abstrata, que está descrita em um documento muito extenso ou que se confunde com um plano tático. E a eficiência dessa visão como forma de engajar e alinhar toda a força de trabalho com a estratégia da empresa é muito baixa.
E como definir uma visão estratégica simples, clara e de fácil entendimento?
Frank Cespedes, da Harvard University, citou durante participação no Fórum HSM de Negociação e Gestão de Vendas Estratégica 2015 os três principais aspectos que uma estratégia deve definir, de forma clara e sucinta. São elas:
Objetivos
Descreva quais os principais objetivos, qualitativos e quantitativos, da empresa. Podem ser relacionados a lucratividade, retorno de capital investido, tamanho, marketshare ou qualquer outro indicador. Mas tome cuidado: defina objetivos apenas para os indicadores mais importantes ou, se definir muitos indicadores, deixe claro a hierarquia de importância entre eles.
Escopo
Defina qual o escopo da sua companhia, ou seja, esclareça os principais limites de atuação quanto a segmento, público alvo, região geográfica, posicionamento de mercado (lowprice vs. premium, personalizado vs padronizado,...), produtos, serviços. Não precisa ser uma afirmação exata, mas precisa ser clara.
Vantagens Competitivas
Descreva as principais vantagens competitivas da empresa, ou seja, o que ela faz de forma diferente ou melhor do que os concorrentes. Para tanto, responsa a duas perguntas: 1) qual a proposta de valor da sua empresa para os clientes e 2) como vender e entregar esse valor de maneira única e diferenciada.
Responder a esses três aspectos significa definir as ESCOLHAS e NÃO ESCOLHAS da sua empresa, deixar claro o seu posicionamento de mercado e fornecer um direcionamento para todo o planejamento interno.
Agradecimentos à organização da HSM Educação Executiva pelo convite para acompanhar o evento Fórum HSM de Negociação e Gestão Estratégica de Vendas, que aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo.