10 linguagens de programação que a Tesla busca em desenvolvedores
Por Dácio Castelo Branco • Editado por Claudio Yuge |

Em um mundo tão guiado pela tecnologia quanto o atual, muitos desenvolvedores de software pensam em como entrar em algumas das maiores companhias de diversos setores, como a Tesla, de Elon Musk, que além de ser uma das mais importante empresas automotivas hoje em dia, também é um importante pilar em inovações no mercado tech como um todo.
- 10 linguagens de programação utilizadas nos sistemas do Facebook
- As 5 linguagens de programação mais utilizadas nas startups da área de saúde
Uma empresa como a Tesla conta com especialistas de TI nos mais diversos setores, seja no desenvolvimento de sites ou soluções de pagamento até mesmo para a criação de seus veículos elétricos. E essa grande variedade de áreas faz com que diferentes linguagens de programação sejam atraentes em entrevistas de emprego na organização, o que faz com que diferentes sintaxes se tornem importantes pontos para cada uma.
Sabendo disso, o site Analytics Insight preparou uma lista com as dez linguagens de programação mais visada pela Tesla em profissionais de desenvolvimento de softwares. Confira a seguir:
Python
O Python foi desenvolvido nos anos 1980 e lançado em 1991, e logo se tornou uma popular linguagem de programação graças a sua utilização na criação de aplicações web diversas e scripts — sendo utilizada para estes fins até hoje.
Sua sintaxe extremamente amigável para iniciantes faz com que ela seja uma linguagem fácil de ser aprendida, e quem tem habilidades com ela pode encontrar boas oportunidades de emprego - até mesmo em empresas como a Tesla.
Java
Uma das linguagens mais conhecidas do mundo, o Java é principalmente usado no desenvolvimento de aplicações focadas em serviços para clientes - e, graças a forma que ela foi criada, pode ser executada na grande maioria dos computadores, do Windows ao Mac.
Além disso, ela é muito utilizada na programação mobile, principalmente para Android, o que torna ela uma habilidade importante para desenvolvimento de softwares multimídia, por exemplo, os que conectam smartphones com sistemas de carros.
JavaScript
Com papel importantíssimo no funcionamento da Internet como conhecemos, o JavaScript continuará sendo uma das linguagens mais procuradas e populares do mercado ainda por muitos anos, principalmente pela leveza de processamento de aplicações desenvolvidas com ele
C#
Com sintaxe parecida com outras linguagens da família C, o C# continua sendo uma importante linguagem no mercado sendo usada em aplicativos web e mobile, desenvolvimento de jogos e até mesmo para programas voltados para negócios - o que transforma ela em uma habilidade que permite a atuação dos desenvolvedores na criação de diversas soluções.
SQL
Desenvolvida em 1974 na IBM, o SQL foi uma das primeiras linguagens de programação de uso comercial, sendo utilizada frequentemente até hoje, principalmente no que se diz respeito a banco de dados.
Em qualquer lugar que utilizar banco de dados, é possível encontrar referências ou mesmo o uso dessa linguagem - tornando desenvolvedores com aptidão para ela visadas em diferentes setores, incluindo em empresas como a Tesla.
Ruby
Ruby é a linguagem mais popular usada no mundo corporativo, mais especificamente nas startups. Conforme a expansão e criação de novos empresas desse tipo ocorrem, maior será a demanda por desenvolvedores que saibam utilizar a Ruby, principalmente em 2022 e o possível cenário positivo de um mundo pós-pandêmico.
Além disso, quem souber utilizar as integrações da linguagem com o Ruby on Rails também estará bem visado, já que poderá criar conceitos e aplicações mais complexas com maior agilidade.
TypeScript
O TypeScript é uma linguagem derivada do JavaScript que tenta corrigir algumas das falhas em termos de recursos da linguagem mãe. Ela tem código aberto, foi criada pela Microsoft e permite a visualização mais fácil de módulos, classes e até mesmo a estrutura do programa.
Além disso, todo código JavaScript funciona no Typescript, e também com compatibilidade com o Node.js, interface de programação back end da linguagem.
CSS
O CSS é normalmente utilizado em conjunto com o HTML para manipular a aparências de sites, conseguindo determinar o tamanho, cor e posição dos elementos programados pelos desenvolvedores.
Sua sintaxe é fácil e seu aprendizado é um importante complemento para o HTML - a tornando uma linguagem visada no mundo corporativo.
PHP
Com 31 anos de história, o PHP é uma linguagem de código-aberto que vem sendo dita por analistas do mercado como próxima de sua morte, desde pelo menos 2014, mas ele continua popular, com aplicações como o Slack sendo desenvolvidas a partir dela. Além disso, 80% dos sites da internet foram feitos em PHP, como o Facebook.
Mesmo que os analistas talvez queiram que o PHP suma, 2022 não será o momento em que isso acontecerá - e o fato de empresas gigantes como a Tesla ainda procurarem desenvolvedores que utilizam essa linguagem comprova esse fato.
React
Se companhias como o Meta utilizam o React de forma integrada com seus principais sistemas, outras, como a Tesla, utilizam a linguagem como uma importante forma de desenvolver a experiência de usuários (UX) de forma criativa e intuitiva. Além disso, esse código tem como um de suas principais características a reação as necessidades do programador, tornando ela uma importante habilidade para qualquer programador que queira desenvolver aplicações interpretadas de forma mais simples.
Fonte: Analytics Insight