Prefeitura entrega mochilas gigantes a alunos e vira meme na internet

Por Redação | 09.05.2017 às 11:48

É bem provável que você nunca tenha ouvido falar de Jequié. A cidade com pouco mais de 161 mil habitantes fica no interior da Bahia, a 365 quilômetros de Salvador, e sempre se destacou por ser um município tranquilo, daqueles que quase nunca aparecem no mapa. Contudo, bastou um único deslize de sua prefeitura para que ela virasse a grande estrela da internet nesta terça-feira (9).

A Secretaria de Educação do município entregou aos seus alunos um kit escolar para que as crianças tivessem todos os materiais necessários para iniciarem as aulas. Até aí, uma atitude louvável da administração pública. Porém, o que deveria ser alvo de elogios acabou virando piada quando alguém simplesmente esqueceu de conferir o tamanho das mochilas e entregou bolsas que, em alguns casos, são do tamanho das próprias crianças. E aí a piada estava pronta e logo se espalhou pelas redes sociais.

Já na manhã desta terça-feira, Jequié era um dos assuntos mais comentados do Twitter e havia ganhado uma série de memes e comentários irônicos sobre o episódio. Uma foto mostrando as crianças caminhando com as mochilas gigantes gerou uma infinidade de montagens e surgiu até mesmo uma foto de uma das estudantes do município dentro da bolsa — reforçando a piada de que, na verdade, as mochilas deveriam ser usadas para guardar os pequenos e não os materiais escolares.

Diante de toda a repercussão, a Secretaria de Educação da cidade comentou o caso e reconheceu que o tamanho é desproporcional aos alunos, mas disse que nada seria feito em relação a uma possível troca. O material foi comprado a partir de uma licitação feita pela prefeitura de Jequié no início deste ano. Além disso, a administração aproveitou o caso para alfinetar a gestão anterior, dizendo que as mochilas seriam pequenas para abrigar os relatórios contendo os péssimos índices herdados na educação local, que envolvem baixa matrícula, baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), baixo Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) e, mais sério ainda, a baixa proficiência dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Tretas à parte, confira alguns dos melhores memes sobre as mochilas de Jequié.