Publicidade

No Dia Nacional do Meme, relembre alguns clássicos da internet

Por| 13 de Maio de 2017 às 11h05

Link copiado!

No Dia Nacional do Meme, relembre alguns clássicos da internet
No Dia Nacional do Meme, relembre alguns clássicos da internet

Por alguma razão muito misteriosa, alguém decidiu criar o Dia Nacional do Meme. Longe de ser um feriado nacional ou um evento cívico, a data surgiu como os próprios memes: de lugar nenhum, sem ninguém pedir e simplesmente se tornou parte do cotidiano de muita gente. A escolha do dia 13 de maio é uma aleatoriedade bastante significativa para algo tão banal que, de uma forma ou de outra, já se tornou um dos pilares da cultura da internet, principalmente na era das redes sociais.

Por mais que você não faça parte do grupo dos piadistas online, a verdade é que certamente você já se deparou com algum meme e muito provavelmente já se aproveitou de alguma dessas brincadeiras para tirar sarro de alguma coisa — nem que seja compartilhando uma imagem com amigos ou se divertindo com as piadas enviadas em um grupo. Por isso, nada mais justo do que ter um dia dedicado à brincadeira.

O mais curioso de tudo é que, conceitualmente, o meme nasce muito antes das redes sociais. O termo foi criado pelo biólogo Richard Dawkins em seu livro O Gene Egoísta e se referia à menor parte da memória, ou seja, ideais — ou parte delas —, línguas, capacidades e valores que fazem parte de uma cultura e se propagam de maneira autônoma, ou seja, sem que você se dê conta daquilo. Em outras palavras, é quase como um vírus que se espalha em um grupo sem que você saiba exatamente de onde veio, apenas de que aquilo sempre esteve introjetado no meio. Em resumo, uma ideia viral.

E isso representa muito bem os memes de internet. Eles simplesmente surgem e se espalham com uma velocidade absurda, sendo impossível rastrear quem começou com aquilo e se adaptando a uma infinidade de situações. É claro que o conceito mudou um pouco e deixou esse caráter quase filosófico para ganhar apenas um tom humorístico, mas, na base, a proposta ainda é a mesma.

Continua após a publicidade

Assim, para celebrar essa data tão infame, decidimos resgatar alguns dos memes clássicos para mostrar como eles evoluíram ao longo dos anos.

FUUUUUUU

Talvez as grandes responsáveis por popularizar os memes no Facebook, as tirinhas pessimamente desenhadas viraram um dos fenômenos mais duradouros da internet. A brincadeira com o FUUUU, Forever Alone e derivados fez tanto sucesso que, para muita gente, eles eram o verdadeiro significado do meme.

Continua após a publicidade

Na verdade, o nome original desse meme é Rage Guy — Cara furioso, em uma tradução livre — e ele surgiu no 4chan, um dos fóruns mais populares e aleatórios da rede. Totalmente feito no Paint, ele representava aquele momento de ódio que sempre nos consome no dia a dia e logo passou a ganhar variações, como o Forever Alone, Me Gusta e Troll Face.

O brasileiro se apaixonou tanto por essas tirinhas que elas logo saíram da internet e invadiram o mundo real, aparecendo em moletons, capas de celulares e até viraram tema de música. E, mais importante do que isso, foi esse meme que abriu as portas para esse tipo de humor nas redes sociais para a maioria das pessoas e, por isso, merece um lugar de destaque nesta data.

HUEHUE BR BR

Continua após a publicidade

Há uma lenda que diz que os brasileiros são os gafanhotos da internet: a gente chega aos bandos em redes sociais, jogos e serviços e sempre causamos um enorme estrago por onde passamos. E essa péssima reputação acabou gerando um meme que, ironicamente, muitos abraçaram com orgulho: o HUEHUE BR.

Na prática, trata-se de uma variação do Rage Guy, mas com uma pegada um pouco diferente: ao invés de tratar de uma situação do dia a dia, a piada serve exatamente para mostrar o espírito do brasileiro online. Assim, sempre que alguém fazia algo tipicamente tupiniquim na internet — ou seja, agia como um verdadeiro troll — essa imagem surgia. Não é motivo de orgulho, é verdade, mas não há como negar que tem seu valor.

Chuck Norris

Continua após a publicidade

Esse é um meme que antecede até mesmo as redes sociais. Quem já tem alguns anos de internet nas costas deve se lembrar das correntes de email que circulavam contando fatos falsos sobre a vida do ator Chuck Norris, mostrando feitos absurdos e que provavam como ele era maior e melhor que tudo. A piada também fez muito sucesso no finado Orkut.

Aliás, as brincadeiras com o astro do cinema canastrão foram tão longe que o próprio Chuck Norris abraçou o mito criado à sua volta. No filme Mercenários 2, por exemplo, ele aparece rapidamente em cena e é apresentado exatamente como na lenda da internet.

Vale destacar que, no Brasil, o meme do Chuck Norris ganhou variações com outras celebridades e até mesmo com personagens. O mais notório foi o Capitão Nascimento, protagonista do filme Tropa de Elite. Porém, ninguém é capaz de vencer Chuck Norris. Nunca.

Aham, Claudia, senta lá

Continua após a publicidade

A frase da apresentadora Xuxa em um de seus programas da década de 1980 é a prova de que os memes não são apenas visuais. Inspirado em um vídeo antigo, o “sai fora” que Rainha dos Baixinhos dá à pequena Claudia virou um jargão que se espalhou rapidamente por todo o Brasil e rompeu os limites da internet. Assim, sempre que você queria que alguém abaixasse a bola, simplesmente citava a Xuxa e tudo estava resolvido.

Inês Brasil

Continua após a publicidade

O brasileiro adora fazer memes com situações bem específicas, então não é raro vermos montagens e piadas com celebridades do momento. Do Japonês da Federal à Glória Pires no Oscar, basta surgir algo incomum para aquilo virar um meme. Porém, são coisas bastante efêmeras e que somem tão rápido quanto aparecem.

É por isso que o meme da Inês Brasil é tão relevante, pois ele contraria essa lógica. A web-celebridade chegou ao “estrelato” exatamente pelas piadas na internet e ninguém sabe exatamente o porquê. E, o mais impressionante, é que ela continua em alta mesmo depois de tanto tempo, protagonizando uma série de montagens e mostrando que um bom meme não morre tão cedo.

Outros memes

O Brasil é uma máquina de fazer memes — tanto que já venceu algumas Guerras Memeais por aí, seja contra Portugal ou contra a Argentina — e, exatamente por isso que fica impossível listar todos. Além disso, os próprios memes são efêmeros, indo e vindo a todo o instantes. Eles duram o tempo necessário para que a piada ainda tenha graça e é isso que faz com que ele se renovem a todo o instante.

Continua após a publicidade

Assim, sabemos que muita coisa ficou de fora. Então lançamos o convite: aproveite o Dia Nacional do Meme e conte para nós qual o melhor meme na sua opinião? A gente quer é ver estes comentários inundados de memes!