Vídeo mostra momento exato da erupção do Monte Lewotobi Laki-laki, na Indonésia
Por Nathan Vieira |

Depois do Etna, mais uma erupção! Nesta terça-feira (17), o Monte Lewotobi Laki-laki, localizado na região de East Nusa Tenggara, na Indonésia, entrou em erupção e lançou uma densa nuvem de cinzas a mais de 10 mil metros de altitude. A ocasião levou as autoridades a acionarem o nível máximo de alerta, devido ao risco elevado de desastres naturais nas áreas próximas.
- 10 vulcões para visitar pelo mundo além do Etna, que entrou em erupção na Itália
- Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção e lança lava a 300 metros; vídeos
Nas redes sociais, especialmente na plataforma X (antigo Twitter), moradores e visitantes compartilharam vídeos que capturam o exato momento da erupção. As imagens mostram a coluna de fumaça se formando sobre o cume da montanha e se espalhando pelo céu, podendo ser vista a mais de 100 km de distância:
Diante da força da erupção, o governo ampliou a zona de risco para um raio de 8 quilômetros ao redor do vulcão. Além da queda de cinzas, há preocupação com possíveis deslizamentos de lama e detritos vulcânicos, caso chova intensamente na região.
Os moradores, especialmente aqueles que vivem próximos a rios, foram orientados a manter vigilância e utilizar máscaras para se proteger da poluição do ar. Até o momento, não foram reportados feridos ou danos materiais, e os voos na região seguem operando normalmente.
Em novembro de 2024, o Monte Lewotobi Laki-laki entrou em erupção, resultando em mortes e evacuações em massa. Trata-se, afinal, de um dos mais de 120 vulcões ativos da Indonésia, um país localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, área conhecida por intensa atividade sísmica. Ao lado, fica o “gêmeo” mais calmo, o Monte Lewotobi Perempuan.
Leia também:
- Vulcão misterioso que resfriou o planeta Terra há quase 200 anos é descoberto
- Vulcão acorda na Islândia e faz lava brotar pelo chão em fenômeno incomum
VÍDEO | Tesla pegando fogo!
Fonte: The New York Times