Publicidade

Tubarões congelam quando estão de cabeça para baixo e ninguém consegue explicar

Por  | 

Compartilhe:
David Clode/Unsplash
David Clode/Unsplash

A ciência tem muitos mistérios, e um deles é que os tubarões congelam quando estão de cabeça para baixo. Basicamente, entram em um estado de paralisia temporária, conhecido como imobilidade tônica. Apesar de documentado há décadas, o fenômeno ainda é inexplicável, e uma nova pesquisa publicada na revista Reviews in Fish Biology and Fisheries traz evidências de que esse comportamento pode não ter nenhuma função adaptativa nos dias de hoje.

No estudo, foram testadas 13 espécies de tubarões, e sete dessas espécies apresentaram o congelamento ao serem  viradas de cabeça para baixo na água. As outras seis não reagiram. A partir desses dados, os pesquisadores aplicaram métodos de análise evolutiva para mapear o comportamento ao longo da história do grupo.

Por que tubarões congelam?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os resultados apontam que a imobilidade tônica é um traço ancestral e que foi sendo perdida em diferentes linhagens ao longo do tempo. Isso sugere que o comportamento pode não trazer benefício prático atualmente, permanecendo apenas como uma herança evolutiva inofensiva.

Os cientistas investigaram três hipóteses:

  • Mecanismo de defesa contra predadores
  • Função reprodutiva
  • Resposta neurológica a estímulos extremos

Mas a conclusão dos autores do estudo é que a imobilidade tônica dos tubarões seja apenas um resquício evolutivo. Em ambientes complexos, como os recifes de coral, congelar pode até representar um risco, já que o animal pode ficar preso ou vulnerável a ataques. Por isso, algumas espécies perderam esse comportamento com o tempo.

Leia também:

VÍDEO | Como a Inteligência Artificial pode prevenir ondas traiçoeiras

Continua após a publicidade

Fonte: The Conversation, Reviews in Fish Biology and Fisheries