O que é geada negra? Simepar faz previsão curiosa para centro-sul do Paraná
Por Melissa Cruz Cossetti | •

Chegou o inverno e chegam também as previsões de neve na região Sul do Brasil. O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) chamou a atenção com uma “previsão diferentona”, que muita gente não entendeu muito bem: a chamada geada negra.
- Alerta laranja | Inmet destaca queda de temperatura em pelo menos nove estados
- Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios, mas não é por causa do frio
Veja a previsão completa para essa semana no estado:
“O avanço de uma rigorosa massa de ar frio de origem polar sobre o território paranaense, favorece o predomínio de céu limpo e a redução gradual da velocidade dos ventos a partir do setor oeste.
Nessas condições, há forte possibilidade para geada em especial no oeste e sudoeste paranaense pela manhã. Os ventos ainda persistem com moderada intensidade nas demais localidades.
No final da noite a geada novamente deve ser registrada em muitos municípios do estado”, diz o Simepar.
Ao final, segue o trecho que gerou curiosidade:
“Atenção no centro-sul para a possibilidade do fenômeno "geada negra" de forma localizada, quando ocorre o congelamento da seiva das plantas, em razão dos ventos e frio intenso”
Atenção produtores: milho safrinha, feijão, hortaliças e frutíferas estão entre as culturas mais afetadas.
Veja também a previsão no Instagram do Simepar:
Na tarde desta segunda-feira (23), por volta das 15h, era um dos termos mais buscados do Google no país, revelando que nem todo mundo entendeu do que se trata o fenômeno.
À rede RPC, o meteorologista Leonardo Furlan, do próprio Simepar, detalhou melhor o que vai afetar a região centro-sul paranaense, que pode registrar a chamada "geada negra" em breve.
"O fenômeno ocorre devido aos ventos que sopram com moderada a forte intensidade e ao frio intenso também pela baixa umidade relativa do ar, que acaba provocando o congelamento da seiva das plantas, provocando um aspecto escuro de necrose das plantas, até mesmo podendo levar à morte das plantações", explicou o meteorologista.
A previsão é de que as geadas sejam mais intensas em cidades das regiões centro e do sul do Paraná -- onde os termômetros podem chegar a até -5ºC em alguns pontos e muito frio.
Leia também:
Operação Jubarte | PF e ICMbio fazem escolta de corredor migratório de baleias
Como é a trilha do vulcão Rinjani, em que brasileira caiu e aguarda resgate
Capital paulista pode ter frio mais intenso dos últimos 9 anos: mínima de 4 °C
VÍDEO: COMO UM TÉRMICO MANTÉM A TEMPERATURA SEM TAMPA?