Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA mapeia do espaço “super emissores” de gás metano na Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Outubro de 2022 às 12h33

Link copiado!

Imagem: Katie Rodriguez/Unsplash
Imagem: Katie Rodriguez/Unsplash

A missão EMIT (Earth Surface Mineral Dust Source, ou Fonte de Poeira Mineral na Superfície da Terra, em tradução livre), lançada pela NASA em julho deste ano, revelou uma nova possibilidade. Além de seu uso natural de monitorar partículas de poeira mineral, o equipamento vem detectando fontes de gás metano, um potente contribuinte ao efeito estufa.

Com os dados coletados nos quatro meses de operação do EMIT até o momento, a equipe de cientistas responsáveis pelo equipamento foi capaz de identificar mais de 50 “super emissores” de metano na Ásia central, Oriente Médio e Estados Unidos. Estes super emissores incluem instalações e outras infraestruturas ligadas aos setores de combustíveis fósseis, resíduos sólidos e agricultura.

Continua após a publicidade

Bill Nelson, administrador da NASA, se mostrou satisfeito com os resultados. “Frear as emissões de metano é vital para limitar o aquecimento global [...], a Estação Espacial Internacional e a NASA têm mais de duas dúzias de equipamentos no espaço para investigar o clima da Terra e o EMIT está se provando uma ferramenta crítica entre eles'', afirmou.

Em relação ao gás carbônico, o metano está presente em menor quantidade na atmosfera. O seu problema, porém, é sua capacidade de reter o calor, cerca de 80 vezes maior que o dióxido de carbono. A vida do metano na atmosfera também é menor que a do CO2. Com estes dois fatores somados, reduzir as emissões de metano pode significar uma melhora no aquecimento global a um prazo mais curto.

O EMIT funciona como um espectrômetro: um aparelho que identifica substâncias a partir da luz que elas absorvem ou refletem em diferentes comprimentos de onda. Cada substância tem seu próprio padrão de refletância e absorção, chamado assinatura espectral.

Continua após a publicidade

Além dele, a NASA lançou recentemente mais seis ferramentas de pesquisa das condições climáticas na Terra.

Fonte: NASA/JPL-Caltech