Mayflower é o primeiro navio autônomo que deve cruzar o Atlântico em 2020

Por Wagner Wakka | 17 de Outubro de 2019 às 14h45
Captura/YouTube

Depois dos carros autônomos, agora, começam os testes de barcos que também se guiam sozinhos. Um navio chamado Mayflower vai fazer a sua primeira viagem pelo Atlântico em setembro de 2020, mas não com objetivo de transportar pessoas, mas para realizar pesquisas.

O lançamento será uma comemoração dos 400 anos da inauguração do primeiro modelo do Mayflower, obviamente, uma caravela nada autônoma. Este novo veículo é encabeçado pela organização de pesquisas marinhas ProMare e conta com tecnologia da IBM.

Para atravessar o Atlântico, o Mayflower conta com painéis solares na parte de cima, em conjunto com um motor a diesel para turbinas de vento. Com isso, ele será capaz de andar os mais de 5 mil quilômetros que separam as duas cidades com mesmo nome, Plymouth, na Inglaterra e Estados Unidos.

Apesar de ser um experimento sobre se o navio consegue atravessar o oceano, ele também será utilizado para pesquisas.Para isso, existem três pods destinados ao monitoramento de mamíferos, segurança marítima e estudos sobre como combater lixo no mar.

A empresa conta com parceria da IBM, com suporte tecnológico de inteligência artificial. Objetivo é usar sistemas de machine learning para ensinar o veículo a evitar obstáculos e perigos no mar para chegar aos Estados Unidos em segurança. Serão usados dados de mapeamento em GPS, radares e câmeras ópticas para evitar maiores problemas.

Como as condições em alto mar nem sempre são ideais, o veículo também tem um sistema que não exige conexão permanente. Assim, os dados são registrados e processados em parte remotamente, em parte local, e depois podem ser enviados para o laboratório e serem analisados.

Segundo os pesquisadores, a proposta futura é também criar ferramentas de realidade aumentada e virtual para controlar o veículo de forma remota.

Fonte: IBM

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.