Jatos de lava! Vídeo mostra momento exato da erupção do vulcão Kilauea, no Havaí
Por Nathan Vieira |

Nesta sexta-feira (20), o vulcão Kilauea entrou em erupção, lançando fontes de lava de até 305 metros de altura no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. A atividade começou na noite de quinta-feira (19), por volta das 23h30 (horário local), e rapidamente aumentou em intensidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
- Vulcão misterioso que resfriou o planeta Terra há quase 200 anos é descoberto
- Vulcão acorda na Islândia e faz lava brotar pelo chão em fenômeno incomum
As imagens registradas pelas câmeras do USGS mostram jatos incandescentes emergindo da abertura norte do Kilauea, localizada dentro da caldeira Halema'uma'u, uma cratera no topo do vulcão.
Por volta de 1h40 da madrugada, algumas fontes chegaram a ultrapassar os 300 metros de altura, criando um espetáculo natural de grande impacto visual. Assista a live compartilhada pelo USGS para ver a erupção em tempo real:
Apesar da intensidade, as autoridades informaram que o fluxo de lava permanece contido dentro da caldeira e, até o momento, não há ameaça direta às comunidades próximas na Big Island, a maior ilha do arquipélago havaiano.
Ainda assim, a atividade liberou uma nuvem vulcânica que atingiu cerca de 4.500 metros de altura, contendo gases, fragmentos de rocha e fibras de vidro vulcânico, que podem representar riscos para pessoas expostas aos ventos que sopram ao sul da região.
Essa é a 26ª vez que o vulcão Kilauea entra em erupção desde dezembro de 2024. Os episódios anteriores têm sido caracterizados por durações curtas, geralmente de um dia ou menos, com intervalos de vários dias entre eles.
Leia também:
- Vulcão submarino na costa dos EUA pode entrar em erupção neste ano
- Imagem de satélite | Um 'rio de fogo' fluiu do Etna durante erupção do vulcão
VÍDEO | Como a Inteligência Artificial pode prevenir ondas traiçoeiras
Fonte: CBS News