Publicidade

Imagem de satélite | Um 'rio de fogo' fluiu do Etna durante erupção do vulcão

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/ESA
Reprodução/ESA

No último dia 2, o Monte Etna, maior vulcão ativo da Europa, entrou em erupção na ilha da Sicília, na Itália. A atividade vulcânica chamou a atenção de especialistas e do público quando, às 11h20 (horário local), uma enorme nuvem de cinzas e gases subiu aos céus, enquanto um brilhante "rio de fogo" descia pelos flancos da montanha. A cena foi registrada por um dos satélites da União Europeia e divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA) no dia 3.

A imagem mostra claramente a lava incandescente serpenteando pelo terreno, em contraste com as manchas escuras do solo vulcânico que já marcam a paisagem ao redor do Etna. A ESA comunicou:

A missão Copernicus Sentinel-2 capturou uma imagem dramática do Monte Etna em erupção em 2 de junho de 2025, quando uma enorme coluna de cinzas, gás e rochas irrompeu repentinamente do maior vulcão ativo da Europa. Segundo relatos da imprensa, a explosão fez com que turistas fugissem enquanto a erupção se desenrolava na ilha da Sicília, na Itália.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além da lava, a erupção liberou uma pluma de fumaça que chegou a 3.357 metros de altura, composta por gases tóxicos como o dióxido de enxofre. A atividade durou apenas seis horas e não atingiu áreas habitadas, apesar de ter causado correria entre os turistas que estavam próximos ao cume. Ninguém ficou ferido.

A explosão aconteceu após o colapso de uma parte da parede interna da cratera. Esse tipo de evento, embora raro, é possível devido à intensa atividade interna do Etna, que está localizado entre duas placas tectônicas e acumula grande quantidade de gases em sua câmara magmática.

Chris Hadfield, astronauta aposentado e ex-comandante da Estação Espacial Internacional (EEI), compartilhou a imagem de satélite na plataforma social X e comentou que  "é incrível ver um vulcão em erupção vindo do espaço" e que "a violência do Monte Etna ontem foi uma loucura":

A erupção de junho foi considerada a mais intensa desde 2021. Desde novembro de 2022, o vulcão vinha se comportando de maneira mais calma, com pequenas emissões de lava e fumaça. Mas o novo episódio mostra que o Etna continua imprevisível.

Leia também:

VÍDEO | RUAS ANTIGAS NO GOOGLE MAPS

Continua após a publicidade

Fonte: ESA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*