Publicidade

Está chegando! Inverno começa nesta sexta-feira (20) em todo o hemisfério sul

Por  | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

Winter is coming, literalmente! Nesta sexta-feira (20), às 23h42 (horário de Brasília), tem o inverno começa no Hemisfério Sul, marcado por dias mais curtos, temperaturas mais baixas e, em grande parte do Brasil, menos chuvas. A nova estação se estende até o dia 22 de setembro e promete um clima mais típico do inverno, especialmente no centro-sul do país, com direito a geadas, friagens e até possibilidade de neve.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a estação terá características mais próximas da climatologia histórica do que nos últimos dois anos, quando os invernos foram mais amenos devido à influência do El Niño.

Em 2025, sem os efeitos de El Niño ou La Niña, o país viverá um inverno de neutralidade climática, com temperaturas e padrões de chuva guiados principalmente pelas massas de ar frio vindas do sul do continente e pelas condições do Atlântico Tropical.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Previsões para o inverno 2025

Região Sul

O Sul do Brasil deve experimentar um inverno mais típico, com previsão de chuvas acima da média em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e abaixo da média no Paraná. As temperaturas devem ficar acima da média, mas com ondas de frio mais intensas e frequentes do que nos últimos anos. A expectativa é de geadas amplas e chance maior de neve nas áreas serranas.

Sudeste

No Sudeste, o inverno será menos chuvoso, como é característico da estação. As temperaturas tendem a ficar acima da média, mas com episódios pontuais de frio intenso, especialmente em áreas de maior altitude como a Serra da Mantiqueira. Formações de nevoeiro e névoa úmida devem ocorrer nas manhãs, reduzindo a visibilidade em estradas e aeroportos.

Centro-Oeste

O tempo seco predomina no Centro-Oeste, com umidade relativa do ar abaixo de 30% em muitas localidades. Apesar do calor persistente em agosto e setembro, estão previstas ondas de frio mais intensas e bem distribuídas ao longo da estação. A região também pode registrar geadas em áreas isoladas e friagens em estados como Mato Grosso do Sul.

Continua após a publicidade

Nordeste

A maior parte do Nordeste segue em seu período seco, com previsão de chuvas abaixo ou próximas da média. No entanto, a costa leste pode receber chuvas acima do normal devido às águas mais quentes do Atlântico. As temperaturas devem ficar acima da média, com destaque para o sul do Maranhão.

Norte

A previsão para o Norte é de chuvas abaixo da média, especialmente no sul da Amazônia. Contudo, áreas como Roraima, norte do Pará e Amapá ainda devem registrar temporais. O calor intenso predomina, mas não estão descartadas friagens ocasionais provocadas por incursões de ar frio.

Continua após a publicidade

O INMET alerta ainda que o inverno começa com risco de nevoeiros matinais, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, afetando a visibilidade em áreas serranas e aeroportos. E mesmo com o clima mais úmido previsto para agosto e setembro, as queimadas seguem como preocupação, principalmente nas áreas como Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Leia também:

VÍDEO | POR QUE O NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?

Continua após a publicidade

Fonte: INMET, Agência Brasil, Climatempo