Energia do sol | Enel inicia operações de parque solar de 475 MW no Piauí

Por Wagner Wakka | 24 de Janeiro de 2020 às 11h00
Captura/Facebook

A Enel Green Power, subsidiária de energia sustentável do Grupo Enel, iniciou as operações de uma planta de painéis fotovoltaicos em São Gonçalo do Gurgueia, no Piauí. A instalação tem capacidade de 475 MW, com investimentos na casa de R$ 1,4 bilhão.

De acordo com a companhia, esta é a primeira vez que a Enel usa um módulo bifacial em seu sistema de painéis. Isso permite que a luz solar seja captada por ambos os lados, gerando um aproveitamento 18% maior.

Com potência de 475 MW, a secção será capaz de fornecer 1.200 GWh por ano para a rede do Piauí. Do total, a 265 MW deve ser destinado à cadeia de companhias do mercado brasileiro, sendo que 210 MW pode ser negociados abertamente com outras empresas.

Como um processo de energia limpa, a estimativa é de que sejam evitadas 600 mil toneladas de dióxido de carbono enviados à atmosfera todos os anos.

Esta é a primeira etapa do projeto. Em agosto, a Enel anunciou a extensão no parque solar de São Gonçalo, com investimentos na casa de R$ 422 milhões. Com isso, a instalação toda deve passar a ter potência extra de 133 MW, totalizando 608 MW no parque todo. Quando estiver completamente funcional, o parque deve oferecer 1.500 GWh em energia. A previsão é de que as operações sejam iniciadas ainda este ano.

Além do parque, a Enel também tem outras instalações para energia limpa no Brasil. No total, são cerca de 2.9 GW de potência, sendo 782 MW provenientes de fonte eólica, 845 MW de painéis fotovoltaicos e 1.269 MW de produção hidráulica.

Fonte: Enel

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.