Publicidade

Como um gavião aprendeu a usar semáforos para caçar no trânsito da rua

Por  | 

Compartilhe:
Flickr/USFWS
Flickr/USFWS

As cidades podem ser ambientes hostis para animais selvagens, mas algumas espécies desenvolvem estratégias próprias para sobreviver no espaço urbano. É o caso de um gavião-de-Cooper, que foi alvo de uma análise minuciosa por usar os semáforos como ferramenta de caça.

Em uma pesquisa publicada no dia 22 de maio no periódico científico Frontiers in Ethology, o zoólogo Vladimir Dinets revelou que a ave de rapina se aproveita da fila de carros formada em um semáforo para atacar suas presas.

"Quando descobri o que estava acontecendo, fiquei realmente impressionado. Eu não esperava por isso. Por outro lado, cada vez que estudo alguma espécie animal, ela se mostra mais inteligente do que eu esperava”, destacou Dinets ao The Guardian.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De olho na estratégia

O cientista da Universidade do Tennessee começou a observar o comportamento de um jovem gavião nas manhãs em que levava sua filha para a escola pelas ruas de West Orange, cidade no estado americano de Nova Jersey.

Dinets percebeu que a ave de rapina parecia sincronizar sua caça com o ritmo de abertura e fechamento dos semáforos de um cruzamento. O pássaro usava uma árvore como ponto de observação para entrar em ação assim que o sinal sonoro soava e os pedestres começavam a atravessar a rua.

Quando a fila de carros se formava, o gavião-de-Cooper voava entre os veículos para atacar suas presas do outro lado da rua. O padrão de comportamento foi verificado após o zoólogo realizar 12 horas de observações ao longo de 18 dias, no inverno de 2021 e 2022.

“Esse comportamento exigia ter um mapa mental da área e entender a conexão entre os sinais sonoros e a mudança no padrão de tráfego — um feito intelectual notável para um pássaro jovem que provavelmente tinha acabado de se mudar para a cidade”, pontuou o especialista.

Um ano depois…

O cientista retornou ao local dos ataques da ave um ano depois para observar seu comportamento. Ele conseguiu ver um gavião adulto — possivelmente o mesmo pássaro do inverno anterior — caçando da mesma maneira.

Continua após a publicidade

No verão seguinte, no entanto, os sinais sonoros dos semáforos pararam de funcionar, e nenhum gavião foi observado depois disso no cruzamento das ruas em West Orange.

Leia mais: 

VÍDEO | ROBÔ PÁSSARO

Continua após a publicidade

Fonte: The Guardian