Publicidade

Como o mundo pareceria se os oceanos ficassem completamente secos?

Por| 07 de Fevereiro de 2020 às 09h41

Link copiado!

NASA
NASA

Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água e 97,4% desse volume está nos oceanos. Por isso, ao olharmos imagens do nosso planeta visto do espaço, ele parece uma esfera azul. Mas e se toda essa água secasse? Como ele seria? O Dr. James O'Donoghue decidiu nos mostrar.

Algum tempo atrás, a NASA fez um vídeo que mostra os oceanos da Terra secando aos poucos, com o nível do mar abaixando 10 metros em cada quadro da animação. Muitos dos dados desse projeto vieram do Earth Observatory da própria agência espacial, que é um centro on-line de imagens e dados de satélite. Mas isso foi há 12 anos e o vídeo tinha apenas 512p de resolução.

No site da NASA, havia um “recado”: os frames de alta resolução estavam disponíveis e poderiam ser usados com imagens individuais para criar versões em alta resolução do vídeo. Foi o que O'Donoghue, cientista planetário da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), decidiu fazer, recriando a animação em 4k.

Continua após a publicidade

Além de permitir que mais detalhes sejam vistos, o cientista desacelerou um pouco a velocidade com que o mar secava. "Percebi que a animação deles passou muito rapidamente pelas primeiras centenas de metros de queda no nível do mar e, como tantas coisas interessantes acontecem nessa janela, senti a necessidade de diminuir essa parte para o público", disse.

O vídeo mostra como em alguns lugares os mares são baixos e “desaparecem rapidamente entre o Reino Unido e a Europa, Rússia e Alasca, Ásia e Austrália, então, instantaneamente, podemos apreciar como a água apenas os separa”, explica O'Donoghue. Outra curiosidade que o vídeo nos mostra é a Fossa das Marianas, a parte mais profunda dos oceanos da Terra, com 10.984 metros de profundidade. Ao final do vídeo, essa é a única água que resta.

Além disso, o vídeo também nos leva a uma viagem no tempo . Durante a última Era do Gelo, o nível do mar era bem mais baixo, porque muita da água que hoje forma os oceanos estava na forma de gelo, nas regiões polares da Terra. Então, com o oceano em níveis mais baixos, a migração da humanidade pelos continentes era viável mesmo antes do surgimento dos primeiros navios.

Fonte: Universe Today