Publicidade

Beagle | Conheça raça do Snoopy, cachorro do Charlie Brown que teria outro nome

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
 Joshua Carl/Unsplash
Joshua Carl/Unsplash

Você muito provavelmente já ouviu falar do Snoopy, o cachorro de Charlie Brown, um dos personagens mais icônicos das tirinhas Peanuts, criadas por Charles M. Schulz em 1950. O Snoopy foi inspirado em um cachorro real que Schulz teve na infância e pertence à raça Beagle, embora suas atitudes e características ultrapassem (e muito) o que se espera de um cão dessa raça.

Snoopy estreou nas tirinhas Peanuts dois dias após a primeira publicação, e de início agia como um cachorro comum. Com o tempo, porém, assumiu um papel mais independente e quase humano. Ele escreve livros em uma máquina de escrever, luta contra o Barão Vermelho em suas fantasias, dorme sobre o telhado da casinha e raramente late.

Curiosamente, Charles Schulz revelou que o nome do personagem seria Sniffy, mas descobriu que já existia um cão com esse nome em outra publicação. Foi então que o autor escolheu Snoopy, inspirado em um termo carinhoso usado por sua mãe.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Embora Snoopy fale apenas com os leitores, já que seus pensamentos são apresentados em balões de texto, ele é um dos personagens mais complexos da série, com uma personalidade que combina autonomia, criatividade e uma pitada de sarcasmo.

Snoopy é um Beagle: saiba tudo sobre a raça

O Beagle é uma raça de origem inglesa, que costuma ser voltada para a caça de pequenos animais como coelhos e lebres. Com olfato apurado e grande resistência, tem um envolvimento em matilhas para rastreamento.

Fisicamente, é um cão de porte pequeno a médio, com orelhas longas e caídas, focinho proporcional, olhos expressivos e pelagem curta, geralmente preto, branco e marrom.

No que diz respeito ao comportamento, o Beagle é inteligente, sociável, teimoso e muito ativo. Tem uma relação notável com crianças e outros animais, adora brincar e precisa de estímulos mentais e físicos diários. Por ser um farejador nato, pode se distrair facilmente com cheiros e tem um forte instinto de seguir rastros, por isso o adestramento desde cedo é fundamental.

Snoopy é um Beagle "fiel"?

Embora o Snoopy seja um Beagle, muitos aspectos do personagem não batem com os comportamentos típicos da raça. Há semelhanças: o Snoopy tem o porte físico do Beagle, como orelhas caídas, corpo compacto e cauda ereta. É inteligente e curioso, traços fortes do Beagle real e ainda tem um temperamento sociável, mesmo com suas “crises existenciais”.

Continua após a publicidade

Mas as semelhanças param por aí. O Snoopy raramente age como um cão farejador ou caçador, como o Beagle original foi criado para ser. O Beagle costuma ser mais agitado e brincalhão, enquanto Snoopy é mais introspectivo (quando não está em suas fantasias).

Enquanto Beagles são cães que gostam de companhia e não costumam gostar de ficar sozinhos, Snoopy valoriza sua independência extrema, dorme sozinho em sua casinha e vive no mundo da imaginação. A verdade é que Snoopy é um Beagle estilizado, altamente humanizado, criado mais como uma figura filosófica do que como um cão comum.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | REDES SOCIAIS PARA PETS

Fonte: WebMD, Peanuts