Publicidade

A Terra pode ter mais de 9 mil espécies de árvores ainda desconhecidas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Fevereiro de 2022 às 21h30

Link copiado!

Tom Fisk/Pexels
Tom Fisk/Pexels

A Terra pode abrigar milhares de espécies de árvores que ainda não foram descobertas. Ao menos é o que sugere um novo estudo internacional envolvendo trabalhos de mais de 100 cientistas. Elas provavelmente são raras e de pequenas populações.

O esforço internacional, liderado pela Purdue University, estimou que existam 73.000 espécies de árvores no planeta — número 14% maior do que a última estimativa — e, desse total, cerca de 9.200 espécies ainda permanecem completamente desconhecidas.

Continua após a publicidade

A pesquisa combinou dois conjuntos de dados: um da Global Forest Biodiversity Initiative e outro da TreeChange. “Contar o número de espécies é como um quebra-cabeça com peças espalhadas por todo o mundo", disse o ecologista florestal Jingjing Liang, coautor do estudo.

A equipe realizou ajustes estatísticos para equilibrar a ocorrência das espécies em biomas de diferentes regiões do planeta, chegando à estimativa de 9.200 espécies desconhecidas. Os pesquisadores reconhecem a limitação dos dados, mas acreditam que o levantamento já fornece um vislumbre do real cenário.

Distribuição global de árvores

Segundo as estimativas em escalas continentais, aproximadamente 43% das espécies de árvores ocorrem na América do Sul. Em seguida, vêm a Eurásia (22%), África (16%), América do Norte (15%) e a Oceania (11%).

Continua após a publicidade

Das 9.200 espécies desconhecidas, os pesquisadores acreditam que 40% pertençam à América do Sul. Além disso, o continente sul-americano abriga o maior número de árvores raras — 8.200 espécies — e 49% de espécies endêmicas, ou seja, que só existem naquela região.

O levantamento mostra como as espécies desconhecidas estão especialmente vulneráveis a atividades humanas, como desmatamentos, e às crescentes mudanças climáticas — sobretudo em florestas tropicais, que abrigam de metade a dois terços de todas as árvores conhecidas.

Para os autores, conhecer a ampla riqueza e diversidade de espécies arbóreas é fundamental para preservar a estabilidade e funcionamento dos ecossistemas baseados nelas.

Continua após a publicidade

A pesquisa foi publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Fonte: PNAS, Via ScienceAlert