Publicidade

Ratos nas Olimpíadas: Paris adota estratégias para garantir saúde e segurança

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Mert Guller/Unsplash
Mert Guller/Unsplash

Com o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e os 15 milhões de turistas que chegam à França, as autoridades locais buscam controlar a proliferação de ratos. A ideia é proteger a saúde e a segurança tanto dos atletas quanto dos visitantes. Afinal, os roedores podem causar leptospirose, doença que pode provocar a morte.

Medidas rigorosas para proteger os locais das Olimpíadas já foram adotadas, como a remoção de resíduos de alimentos, a instalação de ratoeiras e o bloqueio de pontos de saída dos esgotos.

Em entrevista à AFP, a vice-prefeita Anne-Claire Boux garantiu que "todos os locais olímpicos e áreas de celebração foram analisados ​​(para ratos) antes dos Jogos".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A responsável pela saúde pública disse que tanto ratoeiras mecânicas quanto soluções químicas foram usadas para reduzir populações de ratos. "Onde havia áreas com muitos ratos, colocamos armadilhas antes dos Jogos", afirmou. "No final das contas, ninguém deveria ter como objetivo exterminar os ratos de Paris, e eles são úteis na manutenção dos esgotos. O ponto é que eles devem permanecer nos esgotos", completou a vice-prefeita.

Reclamações nas redes sociais

Nas redes sociais, a população parisiense aproveitou o espaço para compartilhar registros de ratos em diversos lugares (desde locais abertos até estabelecimentos comerciais).

Existem lugares especialmente infestados de ratos, como o parque atrás da Torre Eiffel, onde acontecerá o vôlei de praia, e os jardins do Louvre, onde a Pira Olímpica será acesa.

"Esta tarde. Ratos do tamanho de pombos. Os ratos não estão infelizes em Paris", disse um usuário ao mostrar fotos em que se pode ver a comparação do tamanho dos ratos com os pombos, que também tomam conta das calçadas de Paris:

"É uma invasão. Os ratos proliferam em Paris. Situação agravada pela impossibilidade de circulação dos caminhões de lixo. Gênios! É um perigo público e para a saúde", diz outra usuária do X (antigo Twitter):

Continua após a publicidade

E de fato é uma questão de saúde pública. Conter os ratos não é uma estratégia que visa apenas a estética da cidade, mas também a saúde da população e dos turistas.

Doenças transmitidas pelos ratos

Acontece que os ratos são responsáveis pela transmissão de doenças, como é o caso da leptospirose. A bactéria responsável pela doença fica na urina contaminada desses animais, e pode penetrar no corpo através de machucados. A seguir, confira os principais sintomas da leptospirose:

Continua após a publicidade
  • Febre;
  • Dores de cabeça;
  • Dor muscular, especialmente na região das panturrilhas;
  • Perda de apetite;
  • Diarreia;
  • Náuseas e vômitos.

Com a alta exposição aos ratos, aumentam as chances da doença. Este é um grande motivo para que Paris mantenha esses animais longe do alcance de todos nessas Olimpíadas.

Fonte: Com informações de AFP