Pokémon GO: como usar o sucesso do game a favor do seu negócio

Por Colaborador externo

Por Marcella Pasquarelli*

A menos que esteja vivendo em uma caverna nos últimos meses, há pouca chance de você não ter ouvido falar sobre o Pokémon GO. Apenas no caso de não saber do que se trata, o Pokémon GO é um aplicativo que permite encontrar e capturar Pokémon em qualquer lugar – mesmo que seja em sua casa, andando na rua, em um parque ou até mesmo em seu escritório. Você deve se lembrar da popularidade do Pokémon, na década de 1995, quando todos estavam colecionando os seus cards e capturando-os em seus Game Boys.

Assim como acontece com todas as modas que se transformam em verdadeiras "febres", o aplicativo apareceu sem aviso e, em uma semana, tornou-se um dos maiores aplicativos de todos os tempos. De repente, todos, incluindo sua mãe e seu chefe estavam à caça de um Charizard.

Seja você parte da turma do "temos que pegar" ou dos que apenas querem que essa mania desapareça, você pode utilizar essa moda para seu negócio. Como?

Mantenha-se ativo

Diferente das campanhas sazonais, não é possível planejar essas tendências com antecedência. E mais importante, você nunca saberá quando sua popularidade vai desaparecer. Portanto, é importante estar inteirado sobre as últimas novidades de modo que você possa incorporá-las rapidamente em sua estratégia de marketing.

Siga influenciadores e sites de notícias voltados a seu tipo de negócio nas redes sociais, de modo que tenha um newsfeed que reúna os principais temas. Também mantenha-se atento às tendências, as redes sociais são, geralmente, bons indicadores das últimas manias e notícias de última hora.

Reserve um espaço em sua estratégia para tendências inesperadas

A maioria das empresas já terão sua estratégia para o ano, mas deve haver algum espaço para flexibilidade.

Mais que nunca, você será capaz de usar o que planejou - combinado com as tendências, tendo o seu marketing pronto para o próximo nível. Pode ser útil criar modelos de design com antecedência, onde o texto possa ser facilmente alterado, com acréscimos de última hora.

Pense fora da caixa

Tenho uma empresa de moda e não um jogo? Você não precisa estar inserido em um setor para usar ferramentas dessa área na sua empresa. Isso não significa que ela deva ser implementada independentemente, é preciso construir estratégias para amarrá-la às suas ações.

A ASOS, loja online inglesa, é um bom exemplo de marca que consegue incorporar a maioria das tendências em seu marketing. Eles compararam a coleção SS16 ao Pokémon, fazendo referências das peças aos monstrinhos, discutindo os perigos de ser um 'Pokemon Widow' e criou divertidos memes relacionados ao jogo em suas redes sociais. Não é necessário fazer parte da indústria, simplesmente inseri-lo em sua newsletter ou mencioná-lo em seu material promocional pode ser o suficiente para envolver os seus clientes e incentivar mais cliques e conversões.

Pense em como você pode ajudar seus clientes

A estratégia tradicional 'push', segundo o qual uma marca simplesmente promove seus produtos para o cliente tornou-se cada vez menos eficaz, abrindo caminho para as estratégias "pull", onde a marca oferece conteúdo com informações úteis, que levam o cliente a realizar uma compra.

Ao integrar a última tendência em seu plano, tente pensar em como sua empresa pode fornecer conteúdo útil ou insights sobre a moda. Por exemplo, com o Pokémon GO, existem empresas que transformaram suas lojas em PokéStop e convidaram as pessoas para jogarem, oferecendo acesso WiFi gratuito e carregadores. Como alternativa, você também pode fornecer guias, dicas e truques ou executar uma competição relacionada à tendência. A coisa mais importante? Tente torná-lo tão divertido quanto possível!

Via de regra, considerar essas tendências na elaboração de suas estratégias promocionais e de marketing para o ano é uma tarefa difícil. Eles chegam sem avisar e acabam antes que você tenha oportunidade de entrar no movimento. Mas, mantendo-se atento às novidades, sendo flexível e criativo, você certamente conseguirá utilizar a última moda para o seu negócio.

*Marcella Pasquarelli é gerente de marketing da zanox Brasil, agência da afiliação

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