Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresas querem investir mais em influenciadores, diz pesquisa

Por| 15 de Março de 2019 às 11h03

Link copiado!

Youpix
Youpix

A YOUPIX, aceleradora do mercado de influência e social video, divulgou resultados da segunda edição da "ROI & Marketing de Influência 2019", uma pesquisa de Marketing de Conteúdo e influenciadores.

De acordo com o levantamento, 68% das empresas consideram o Marketing de Influência estratégico para seu negócio e 69% entende que esta modalidade de marketing traz resultados diferentes de qualquer outro tipo de comunicação.

Em 2017, quando a primeira pesquisa foi realizada, 36% das empresas investiam até R$ 100 mil por ano. Já em 2019, 40% das empresas passaram a concentrar de R$ 100 mil a 700 mil em Marketing de Influência. O estudo também revela otimismo das marcas em relação ao segmento, já que 56% delas afirmam que vão investir mais em 2019 do que no ano anterior.

Além disso, outro dado interessante foi a mudança na maneira como esse budget é investido. Em 2017, a maior parte do investimento era direcionado a remunerar o trabalho das agências de publicidade ou de influência. Em 2019, o maior investimento acontece na produção e criação de conteúdo.

Continua após a publicidade

“A nova era do Marketing de Influência está pautada no fato de que influência é a consequência de um trabalho de criação de conteúdo autêntico, capaz de gerar mudanças de comportamento, ideias e ações”, explica Bia Granja, cofundadora do Youpix.

Por outro lado, ainda há um nível de maturidade baixo em relação a forma como os influenciadores são usados. O levantamento revela que 53% das ações ainda estão concentradas na primeira etapa do funil de comunicação, com as marcas usando influenciadores apenas em ações de awareness (reconhecimento do consumidor) ou promoção de mensagens.

Isso se reflete na forma como parte delas mede o resultado de suas ações: 50% considera apenas o alcance e engajamento dos posts feitos pelos influenciadores, e apenas 16% considera a venda de produtos ou serviços.

"Esses dados demonstram uma mentalidade que vem emprestada do mundo da mídia offline, onde audiência e impacto são considerados importantes, em detrimento de métricas que indicam que a mensagem da marca está de fato sendo aceita e se tornando relevante junto à comunidade daquele influenciador”, disse Bia.

Continua após a publicidade

A cofundadora ainda explica que para que as marcas tirem o melhor proveito do Marketing de Influência é importante realizar ações em outras etapas do funil de comunicação, deixando de medir apenas o impacto e entendendo, de fato, os resultados que os influenciadores estão trazendo para o negócio.

Os dados da pesquisa foram coletados de 18 a 22 de fevereiro com 94 grandes empresas brasileiras. Mais de 60% das respostas vieram de executivos de altos cargos como diretores, gerentes e coordenadores de empresas de diferentes segmentos: bens de consumo, telecom e mídia, automotivo; serviços financeiros; varejo; tecnologia e serviços.

Leia a pesquisa completa sobre ROI e influenciadores.