Como aplicar o 5S e Ciclo PDCA em sua estratégia de Marketing Digital

Por Colaborador externo

Por Carlos Bertucci*

Alguns conceitos simples e responsáveis por trazer diversos resultados positivos estão difundidos nos mais variados setores produtivos. Por que não adaptá-los para serem utilizados em suas campanhas de Marketing Digital?

Uma importante etapa para a implementação da qualidade total em uma empresa é o 5S, que foi originalmente desenvolvido no Japão e prega cinco práticas: utilização, organização, limpeza, conservação e disciplina. Ele é uma parte, e o componente-chave da criação de um local de trabalho visual e, também, uma parte da Kaizen - um sistema de melhoria contínua - que é um componente de manufatura enxuta.

O propósito do 5S é o aumento da produtividade e da qualidade para manter um bom ambiente de trabalho. Não há nada mais desmotivante do que abrir o Adwords, por exemplo, e encontrar uma bagunça completa, onde nada faz sentido.

Antes de criar suas campanhas pelo Adwords, abra uma planilha no Excel e organize sua estratégia. Escreva suas campanhas de search, com os adgroups, keywords, anúncios, sitelinks. Pense na sua estratégia de geotargeting, nos dispositivos em que prefere aparecer, no orçamento e bids. Terá campanhas de remarketing? E de DSA?

Ao criar suas campanhas, nunca misture o que é institucional (brand), com campanhas de performance (non brand). Separe-as claramente com marcadores: palavras que contenham a marca em institucional, palavras descrevendo os produtos e performance.

Dentro de performance, crie campanhas para a categoria de seus produtos, com adgroups diferentes para as marcas que você oferece, assim será possível escrever anúncios eficazes. Outra alternativa é criar campanhas para as marcas que você oferece, e adgroups para as categorias de produtos. O importante é ser coerente e disciplinado, portanto, não insira palavras em adgroups que não façam sentido, isso prejudicará seus resultados.

Se o investimento for em Google Shopping, evite criar uma única campanha e selecione todos os produtos. O Adwords permite selecionar os produtos do seu feed pelo ID, uma oportunidade de criar uma estrutura detalhada e organizada, que facilitará em muito as análises dos resultados e o processo de otimização. Organize suas campanhas e crie grupos que façam sentido para o seu produto.

Para campanhas em vídeo, crie segmentações por interesse, assunto, keywords, canais e remarketing. O mesmo vale para campanhas em display, incluindo a criação de banners.

Com uma estrutura completa e que faça sentido, é possível segregar a utilização do 5S e investir no que trouxe melhores resultados para sua marca. O mesmo serve para as mídias sociais e afiliados. É necessário ter organização, caso contrário, se perderá em sua própria bagunça.

Para complementar o 5S, é possível utilizar a inteligência do ciclo PDCA para otimizar suas campanhas. Os PDCA são as iniciais de Plan (planejar), Do (executar), Check (avaliar) e Act (agir no sentido de melhorar).

Para iniciar, é necessário montar o plano. Isso será a estratégia para atingir os objetivos de sua campanha. Toda a estrutura comentada acima deve estar inclusa.

Ao executar, você estará pronto para colocar suas campanhas no ar. Não faça isso juntamente com o primeiro passo, pois não é bom pensar e já criar suas campanhas no Adwords, sem ter o plano escrito antes. A chance de ter uma bagunça incompreensível é muito grande, então prepare a planilha em Excel antes.

Após rodar de duas a quatro semanas, será possível ter dados suficientes para gerar relatórios e avaliar os resultados. Ajustes finos como mudanças no orçamento e Bids devem ser feitos com uma frequência maior. Mas a “auditoria” aprofundada precisará de mais tempo e mais dados para poder ser feita.

Com os resultados em mãos, a base para otimizar suas campanhas será maior e poderá corrigir as falhas na estrutura foi montada.

Rode o ciclo PDCA pelo menos uma vez ao mês para planejar ações, executar, avaliar e corrigir falhas e, continuamente melhorar o desempenho do Marketing Digital da sua marca.

*Carlos Bertucci é formado em Engenharia de Produção pela USP. Durante a graduação, foi aluno de Iniciação Científica em Gestão da Qualidade e em Gerenciamento de Projetos, tendo publicado artigos na área. Ao longo de sua carreira profissional, trabalhou em empresas como Volkswagen, B2W e Ernst & Young. Recebeu treinamento especializado na França para se tornar Account Manager na ESV Digital, e hoje é Account Director e Head of Data Analytics na mesma empresa.

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