iTunes será trocado por Music em novo macOS, diz Bloomberg

Por Rafael Arbulu | 31 de Maio de 2019 às 15h00
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

Mais uma reportagem dá conta da aposentadoria do iTunes: desta vez, o relato vem diretamente da agência de notícias Bloomberg, que indica que o aplicativo de mídia lançado por Steve Jobs em 2001 não sobreviverá nem mesmo até a próxima versão do macOS, prevista para chegar já no início de junho (especulações não confirmadas falam no dia 3, próxima segunda-feira).

A agência ecoa rumores anteriores, de que o iTunes será substituído por aplicativos desmembrados de oferta de mídia digital. Onde ele reunia, em um só lugar, todas as possibilidades de sincronização de vídeo, músicas e download pago de séries e filmes, a Apple agora vai fragmentar tais ofertas em aplicações específicas. Há quem afirme que o iTunes será trocado por um app chamado apenas de “Music”.

O Canaltech já havia antecipado essa possibilidade em abril e também no começo de maio.

Logotipos dos novos apps do MacOS, destinados, respectivamente, a podcasts e streaming de séries e filmes

“O iTunes tem sido a forma pela qual usuários da Apple ouvem a músicas, assistem a filmes e séries, ouvem podcasts e gerenciam seus dispositivos por quase duas décadas. Nesse ano, a Apple está pronta para caminhar para uma nova era. A empresa deve lançar um trio de novos aplicativos para o Mac – “Music”, “TV” e “Podcasts” – para substituir o iTunes. Isso confirma a estratégia de mídia da Apple para iPhones e iPads. Sem o iTunes, os clientes poderão gerenciar seus dispositivos pelo aplicativo “Music”, diz a matéria da agência.

O iTunes foi lançado pelo próprio Steve Jobs em 2001, durante keynote apresentada por ele em evento próprio da empresa. Segundo o press release da época, “o iTunes está milhas à frente de qualquer outra aplicação musical, e esperamos que sua interface dramaticamente simples de usuário traga ainda mais pessoas para a revolução musical digital”.

Evidentemente, a Apple não comentou os rumores, mas a empresa deve fazer um anúncio formal relacionado ao MacOS no seu evento WWDC 2019, na próxima semana, justamente no dia 3.

Fonte: Bloomberg (pode pedir assinatura)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.