Bill Gates indica: 13 livros para ler durante a quarentena e relaxar na pandemia

Por Natalie Rosa | 26 de Maio de 2020 às 16h11
Reprodução: Gates Notes
Tudo sobre

Bill Gates

Saiba tudo sobre Bill Gates

Estamos vivendo tempos difíceis e precisamos, a cada dia mais, nos manter informados sobre a situação, mas também entretidos com outros assuntos, buscando também diferentes formas de conhecimento.

Quem está empenhado nesta missão é Bill Gates, fundador e CEO da Microsoft, que durante o seu tempo livre gosta de se dedicar à leitura. Em seu site oficial, o executivo aproveitou para indicar as formas de entretenimento e conteúdo que vem consumindo durante o isolamento social, e aproveitou para compartilhar com os leitores.

Gates indicou 13 publicações, algumas com continuações e derivados, que você também pode ler, com a maioria disponível em português. Confira a lista completa:

1. A Bailarina de Auschwitz - Edith Eva Eger 

Imagem: Reprodução/Amazon

A primeira indicação do executivo é o livro The Choice, publicado no Brasil como A Bailarina de Auschwitz, que relata a história da própria autora, Edith Eger, quando foi enviada ao campo de concentração com apenas 16 anos. Após superar o trauma, ela foi aos Estados Unidos e se tornou uma terapeuta.

"Este livro é metade um livro de memória e metade um guia para processar traumas. Seu histórico único nos dá uma visão incrível e eu acho que muitas pessoas hoje irão encontrar conforto das suas sugestões de como lidar com situações difíceis", conta Bill Gates.

2. The Ride of a Lifetime - Robert Iger

Imagem: Reprodução/Amazon

A segunda indicação de Bill Gates é The Ride of a Lifetime, livro escrito por Robert Iger, também conhecido apenas como Bob Iger. O executivo foi CEO da Walt Disney Company de 2005 até o início deste ano, atuando na companhia atualmente como presidente-executivo. No livro, Bob Iger compartilha com os leitores as lições aprendidas durante a sua carreira na Disney, liderando mais de 200 mil funcionários, contando quais são os passos tomados para ser um grande líder.

"Esse é um dos melhores livros de negócios que eu li em vários anos. Iger faz um trabalho incrível ao explicar como é ser um CEO de uma empresa grande. Esteja você procurando por ideias para o seu negócio ou apenas uma leitura para entreter, eu acho que qualquer um vai aproveitar essas histórias sobre como supervisionar a Disney durante um dos momentos de maior transformação da história", conta o executivo.

O livro ainda não está disponível em português.

3. Atlas de Nuvens - David Mitchell 

Imagem: Reprodução/Amazon

Atlas de Nuvens, romance de David Mitchell, mistura em uma única publicação aventura, quebra-cabeças nabokoviano, esbanjando os conhecimentos científicos e filosóficos do autor. São seis histórias conectadas no tempo e espaço, que começam lá no século XIX e seguem a um futuro pós-apocalíptico.

"Este é um tipo de romance que vai fazer você pensar e falar sobre por um bom tempo após terminá-lo. A trama é um pouco difícil de explicar, pois envolve seis histórias interligadas que acontecem em séculos diferentes (incluindo uma que eu particularmento adoro sobre um jovem doutor americano em um veleiro no sul do Pacífico em meados de 1800). Mas se você está no clima de um conto realmente convincente sobre o melhor e o pior da humanidade, eu acho que você vai se sentir tão envolvido quanto eu", explica o bilionário.

4. A Grande Gripe: A História da Gripe Espanhola, a Pandemia Mais Mortal de Todos os Tempos - John M. Barry 

Imagem: Reprodução/Amazon

O livro A Grande Gripe: A História da Gripe Espanhola, a Pandemia Mais Mortal de Todos os Tempos, de John M. Barry, é um best-seller que conta o "estudo definitivo" sobre a gripe espanhola e suas consequências, que atingiu o mundo em 1918. Foram cerca de 100 milhões de mortos deixados por essa fatal pandemia.

"Estamos passando por tempos sem precedentes agora. Mas se você está buscando por uma comparação histórica, em 1918 a pandemia de influenza é o mais perto que você vai chegar. Barry vai te ensinar quase tudo o que você precisa saber sobre um dos surtos mais mortais da história da humanidade. Mesmo que 1918 tenha sido em tempos diferentes dos de hoje, A Grande Gripe é um bom lembrete de que ainda estamos lidando com muitos dos mesmos desafios", explica Gates.

5. Good Economics for Hard Times -  Abhijit Banerjee e Esther Duflo

Imagem: Reprodução/Amazon

A próxima dica de Bill Gates é Good Economics for Hard Times, escrito pelos vencedores do Prêmio Nobel Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo, um livro que mostra como lidar com os problemas críticos da economia atual, o que provavelmente deve ser o maior desafio dos últimos tempos. Entre os temas retratados na publicação estão imigração e desigualdade, globalização e disrupção tecnológica, crescimento das mudanças climáticas, e muito mais.

"Banerfee e Duflo ganharam o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas no ano passado, e eles são dois dos economistas mais inteligentes em atuação hoje. Felizmente, para nós, eles também são muito bons em tornar a economia acessível às pessoas comuns. O mais novo livro aborda a desigualdade a as divisões políticas focando na política de debates, que estão na vanguarda de países ricos como os Estados Unidos", conta.

A publicação ainda não possui uma versão em português.

6. O Guia Headspace para Meditação e Mindfulness - Andy Puddicombe 

Imagem: Reprodução/Amazon

No livro O Guia Headspace para Meditação e Mindfulness, Andy Puddicombe, um ex-monge budista que também dá voz ao aplicativo de meditação guiada Headspace e é considerado o maior especialista em mindfulness do Reino Unido, transforma em palavras todo o seu conhecimento sobre a prática da meditação. A missão da publicação é fazer com que as pessoas usem 10 minutos do seu dia para isso.

"Durante muitos anos, eu fui cético em relação à meditação. Agora, faço sempre que eu posso — três vezes por semana, se eu tiver tempo. O livro de Andy e o aplicativo que ele criou, o Headspace, foram o que me fizeram mudar. Andy, um ex-monge budista, oferece muitas metáforas úteis para explicar conceitos que podem ser complicados na meditação. Em um momento no qual todos nós podemos usar poucos minutos para desestressar e recuperar o foco todos os dias, é uma grande chance para começar", argumenta Gates.

7. Arte e a Ciência de Memorizar Tudo - Joshua Foer 

Imagem: Reprodução/Amazon

Arte e a Ciência de Memorizar Tudo é um livro do jornalista Joshua Foer, que ao se encontrar com participantes de um concurso de pessoas com memórias excepcionais, descobriu que elas se dedicavam a treinamentos que o ajudavam a lembrar de poemas inteiros, por exemplo, ou ainda da ordem de cartas de um baralho. É quando, então, ele decidiu se desafiar e começar uma jornada pela capacidade de sua memória.

"Se você está procurando trabalhar em uma nova habilidade, você pode fazer pior do que aprender a memorizar as coisas. Foer é um escritor científico que se interessou em entender como a memória funciona, e por que algumas pessoas parecem ter uma habilidade incrível em se lembrar dos fatos. Ele te leva junto para o Campeonato de Memória dos Estados Unidos — sim, isso é algo real — e te apresenta técnicas que, surpreendentemente, o permitiu ganhar o concurso em um ano", conta Bill Gates.

8. Perdido em Marte - Andy Weir 

Imagem: Reprodução/Amazon

Perdido em Marte é um livro de Andy Weir, que se tornou inspiração para um filme em 2015, com Matt Damon como o protagonista Mark Watney, astronauta que se tornou a 17ª pessoa a pisar em Marte e que pode ser o primeiro a morrer no local A missão Ares 3 acaba sendo abortada depois de uma forte tempestade de areia no planeta vermelho, fazendo com que a tripulação vá embora deixando Mark por lá, acreditando que ele não havia sobrevivido.

"Você deve se lembrar do filme de alguns anos atrás, quando Matt Damon — interpretando um botanista que ficou preso em Marte — deixa o seu medo de lado e diz 'eu vou fazer disso ciência'. Estamos fazendo a mesma coisa com o novo coronavírus", explica o executivo.

9. Um Cavalheiro em Moscou - Amor Towles 

Imagem: Reprodução/Amazon

Um Cavalheiro em Moscou, livro que ficou por quase um ano na lista dos mais vendidos do New York Times e que vendeu mais de um milhão de cópias, conta com leveza e humor os valores e tradições que foram deixados para trás, sendo esquecidos com o tempo. A publicação tem como foco o nobre Aleksandr Ilitch Rostov, também conhecido como O Conde, que é condenado à prisão domiciliar no sótão de um hotel de luxo da antiga aristocracia de Moscou.

"O personagem principal deste romance está vivendo uma situação que, agora, parece muito similar: ele não pode deixar o prédio em que está vivendo. Mas ele não está preso lá por causa de uma doença; é 1922 e ele é um conde russo que está servindo a condenação de prisão perpétua domiciliar em um hotel. Eu achei uma história inteligente, engraçada e surpreendetemente otimista sobre tirar o melhor proveito do que está ao seu redor", diz Gates sobre o livro.

10. O Melhor que Podíamos Fazer - Thi Bui 

Imagem: Reprodução/Amazon

O Melhor que Podíamos Fazer, livro de Thi Bui, fala sobre a procura por um futuro melhor e o saudosismo pelo passado, abordando a angústia causada pela imigração e os efeitos duradouros que esta mudança de casa, vida e costumes pode impactar uma criança. A história é baseada em sua própria vida, quando sua família fugiu na década de 1970 após a queda do Vietnã do Sul.

"Não leio muitos quadrinhos ou graphic novels, mas gostei bastante de alguns que escolhi. Os melhores combinam histórias incríveis com visuais impressionantes. Em seu livro de memórias, O Melhor que Podíamos Fazer, por exemplo, Thi Bui ganha uma nova apreciação pelo que seus pais — que sobreviveram à Guerra do Vietnã — passaram. É um livro profundamente pessoal que explora o que significa ser um pai e um refugiado", conta Gates sobre a graphic novel.

11. Trilogia Rosie - Graeme Simsion

Imagem: Reprodução/Amazon

A trilogia Rosie, de Graeme Simsion, é composta pelos livros: O Projeto Rosie, O Efeito Rosie e The Rosie Result, O Resultado Rosie, na tradução literal, o único que ainda não ganhou edição em português. O primeiro livro conta a história de Don Tillman, um professor de genética em busca da esposa perfeita. O restante das publicações mostra o desenrolar dessa história e suas consequências.

"Todos os três romances Rosie me fazem rir alto. Eles são sobre um professor de genética com a Síndrome de Asperger que está procurando por uma esposa e que, depois, começa uma família. Por fim, a história é sobre entrar na mente e no coração de alguém no qual muitas pessoas veem como estranha, e descobrindo que ela não é tão diferente de qualquer outra. A Melinda me fez conhecer esses livros e estou feliz por isso", conta Gates sobre a indicação da esposa.

12. Hyperbole and a Half: Unfortunate Situations, Flawed Coping Mechanisms, Mayhem, and Other Things That Happened - Allie Brosh

Imagem: Reprodução/Amazon

Hyperbole and A Half é um livro que surgiu a partir de um blog de Allie Brosh, uma jovem norte-americana de seus vinte e poucos anos, que conta histórias engraçadas sobre a sua vida cotidiana, como "Por que cães não entendem os conceitos básicos como se mover", cada uma acompanhando ilustrações feitas no Paint em seu próprio computador.

"De um lado mais leve está Hyperbole and a Half: Unfortunate Situations, Flawed Coping Mechanisms, Mayhem, and Other Things That Happened, de Allie Brosh. Você vai terminá-lo em três horas no máximo. Mas você vai desejar que dure mais tempo, porque é engraçado e muito inteligente. Eu devo ter lido em voz alta à Melinda dezenas de passagens hilárias", conta Gates.

Infelizmente, a publicação não está disponível em português.

13. E Se?: Respostas Científicas para Perguntas Absurdas - Randall Munroe

Imagem: Reprodução/Amazon

A última indicação de Bill Gates é o livro E Se?: Respostas Científicas para Perguntas Absurdas, de Randall Munroe, cartunista que já trabalhou no departamento de robôs da NASA e que se tornou conhecido na internet pela sua série de quadrinhos XKCD, de 2005. O livro foi criado com base nas perguntas estranhas que ele já recebeu no blog, como "Se os robôs causassem o apocalipse, quanto tempo a humanidade duraria?", por exemplo.

"Por fim, adoro a maneira em que o ex-engenheiro da NASA Randall Munroe transforma as lições de ciências em quadrinhos bem engajados. Seus dois livros que eu li e recomendo bastante são E se?: Respostas científicas para perguntas absurdas e XKCD Volume 0. Eu também tenho seu último livro, How To: Absurd Scientific Advice for Common Real-World Problems, na minha estante de livros e espero poder ler em breve", finaliza Bill Gates, recomenando outras duas publicações do autor.

E você, curtiu a lista? Tem alguma indicação de livro? Deixe aqui nos comentários!

Fonte: Gates Notes

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.