Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 livros sobre tecnologia que mudaram o mundo

Por Redação | 23 de Abril de 2021 às 12h26

Link copiado!

Alfons Morales/Unsplash
Alfons Morales/Unsplash

Acompanhar os últimos lançamentos do mundo da tecnologia sempre é interessante, mas ficar por dentro apenas das notícias mais atuais pode tirar um pouco a sua perspectiva das mudanças pelas quais esse mercado vem passando ao longo das últimas décadas.

Na hora de entender os impactos que todos esses novos aparelhos e serviços têm na sociedade, os livros continuam sendo uma ferramenta indispensável, trazendo informações aprofundadas, muitas vezes conquistadas após anos de apuração e investigação por escritores dedicados ao tema.

Se você gosta de tecnologia e deseja entender o assunto mais a fundo, compreendendo também o que podemos esperar no futuro, a Estante Virtual aproveitou o Dia do Livro (23) e preparou uma lista com os 10 títulos sobre tecnologia que mudaram o mundo. Você pode conferir a lista completa, com links para comprar todos os livros e começar a entender mais como esse mercado tão importante e presente nas nossas vidas funciona.

1. 21 Lições para o Século 21

Em 21 Lições para o Século 21, o autor Yuval Noah Harari (que também escreveu o best-seller Sapiens) aborda assuntos como compartilhamento de notícias falsas, inteligência artificial e crises ambientais para tentar trazer respostas sobre nossa vida no século atual.

Um dos pontos toca na necessidade que temos de manter o foco em meio a tantas mudanças constantes e quebras de paradigmas no funcionamento da sociedade. Como esperado por quem conhece o trabalho do autor, a ideia é discutir esses assuntos dando espaço para que o leitor também faça seus próprios questionamentos e chegue às suas próprias conclusões.

2. A Quarta Revolução Industrial

Escrito por Klaus Schwab, engenheiro e economista fundador do Fórum Econômico Mundial, este livro é destrincha a revolução industrial pela qual estamos passando atualmente. De forma resumida, ela é definida pelo conjunto de novas tecnologias que surgem em velocidade crescente e, quase sempre, utilizando as revoluções anteriores como base para a transformação.

Termos como nanotecnologia, drones, inteligência artificial e outros tantos que estampam as notícias de tecnologia diariamente são parte desse processo. No livro, Klaus tenta explicar por que nós temos todos esses avanços sob controle e como podemos utilizá-los para criar um futuro no qual a tecnologia existe com o propósito de melhorar a vida das pessoas.

Escrito por um dos maiores economistas atualmente vivos, é um livro essencial para entender que as mudanças vistas atualmente neste mercado são bem maiores do que muitos de nós davam conta.

3. Os Meios de Comunicação Como Extensões do Homem

Um dos livros mais importantes já escritos para quem deseja entender os meios de comunicação, a obra de Marshall Mcluhan é um clássico absoluto e que deveria ser lido por qualquer pessoa interessada em entender as mudanças nas formas de nos comunicar e em como os meios de massa afetam nossas vidas.

Escrita e publicada nos anos 1960, a obra de Mcluhan é uma das responsáveis por popularizar a frase que você provavelmente já ouviu por aí: "o meio é a mensagem". Mesmo com tantas décadas de inovações tecnológicas separando este livro dos tempos atuais, ele impressiona por mostrar como conceitos universais podem ser aplicados até hoje para entender o mercado atual.

4. De Zero a Um

Peter Thiel, cofundador do PayPal, quer mostrar como as ideias que criam negócios de sucesso não surgiram ao tentar copiar modelos bem-sucedidos que já estavam no mercado. Para ser um bom empreendedor, é preciso entender que copiar é muito mais fácil que criar algo novo e usar isso ao seu favor.

Mas um dos pontos mais importantes em De Zero a Um, e que ajudou imensamente no sucesso do livro, está na ideia de que não há fórmula perfeita para empreender. Afinal, se a proposta é que devemos ter ideias inovadoras e colocá-las em prática para alcançar o sucesso, é fácil perceber como não é possível dizer o certo e o errado em ideias que ainda não surgiram.

Peter Thiel aprofunda todos esses conceitos, usando diversas empresas de tecnologia e seus produtos bem-sucedidos para falar sobre empreendedorismo e mostrar a sua visão do futuro.

5. Inteligência Artificial

Escrito por uma das mentes por trás das inteligências artificiais atuais, este livro é essencial para quem deseja se aprofundar especificamente nesse assunto. Para o autor Kai-Fu Lee, essas novas tecnologias devem apenas mudar a forma como trabalhamos, trazendo uma perspectiva mais otimista da nossa futura relação com o trabalho.

O autor acredita que o avanço da inteligência artificial permitirá que as pessoas dediquem cada vez menos tempo às obrigações enquanto compartilham uma renda crescente e passam mais tempo com a família e com os amigos. Uma boa leitura para quem deseja uma perspectiva diferente.

6. Futuro Presente

Vencedor do Prêmio Jabuti, este livro escrito pelo pesquisador brasileiro Guy Perelmuter aborda os últimos avanços tecnológicos que mais estão impactando a sociedade e traz uma abordagem leve e informal para mostrar também quais mudanças podemos esperar durante os próximos anos, quando estas inovações continuarão a ser desenvolvidas.

7. A Regra é Não Ter Regras

Escrito pelo próprio CEO da Netflix, este livro é obrigatório para entender a ascensão meteórica da empresa de streaming e os conceitos utilizados por seus executivos para criar uma marca global, presente hoje em praticamente todos os países do mundo e acumulando centenas de milhões de assinantes.

O executivo Reed Hastings une seus própriso relatos à frente da companhia de sucesso com entrevistas feitas com outros funcionários para explicar a história de sucesso e mostrar um pouco do que acontece por trás das cortinas de uma das marcas mais reconhecidas quando falamos em serviços que utilizam novas tecnologias.

8. Como Chegamos Até Aqui

O escritor Steven Johnson utiliza sua habilidade de contar histórias para nos levar por uma narrativa que passa por algumas das maiores invenções e inovações da humanidade com o objetivo de responder à pergunta que dá título ao livro: como chegamos até aqui?

Mas o aspecto mais interessante da leitura que Johnson faz da história está nas relações que ele encontra ao longo do caminho, muitas vezes de casualidade, e que acabam resultando em mais descobertas. Pense em como a invenção do papel levou muitas pessoas a descobrirem que não conseguiam enxergar bem quando tentavam ler algo pequeno, o que acabou levando à criação dos óculos. É um emaranhado de inovações e ideias que acabaram moldando o mundo como o conhecemos hoje.

9. O Que a Google Faria?

Escrito pelo jornalista criador da Entertainment Weekly e importante pensador Jeff Jarvis, esta obra destrincha a empresa de buscas mais famosa do mundo e um dos símbolos mais óbvios da transformação digital que aconteceu durante as últimas décadas.

Jarvis analisa como o funcionamento da Google acaba impactando os setores da sociedade e mudando a forma como vivemos.

10. Transformação Digital

David L. Rogers é o responsável por este que é um dos livros essenciais para CEOs, empresários ou até mesmo entusiastas da área que estão tentando entender como as novas tecnologias afetam os seus negócios e o que eles podem fazer para não serem passados para trás durante esse período de mudanças.

Usando sua experiência ao ter trabalhado em empresas como IBM, Visa e Toyota e ajudado no processo de transformação digital dessas companhias, Rogers traz um apanhado do que é preciso fazer e em quais pontos os negócios do século passado devem focar para se adaptarem ao novo mundo conectado e cheio de concorrentes em potencial.