Publicidade

10 dicas de uso que irão melhorar sua experiência com o Kindle

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 03 de Março de 2020 às 22h40

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Amazon

Se você adquiriu um Kindle (o e-reader da Amazon) recentemente e ainda não sabe como aproveitá-lo da melhor maneira possível, algumas dicas com certeza podem ajudar. Isso porque, além da leitura de e-books e da possibilidade de alterar o tamanho da fonte, o brilho da tela e outros fatores que tornam o dispositivo muito interessante, existem mais atributos “escondidos” que podem tornar a sua experiência ainda mais agradável. Confira a seguir.

1. Envie textos do navegador para o Kindle

Você sabia que é possível enviar trechos de obras e outros textos que você considera interessante de seu navegador diretamente para o Kindle? Essa opção costuma ser muito mais segura do que simplesmente salvar os textos nos favoritos para ler depois, deixar a aba aberta ou outras soluções do gênero - uma vez que o risco de perder o link se torna bem maior.

Continua após a publicidade

Para enviar os textos ao seu Kindle, basta utilizar sites de favoritos como o Instapaper, que permite enviar os textos salvos para o Kindle em um arquivo único, mas não permite visualizar imagens (o que pode comprometer um pouco a sua leitura). No entanto, se você está com pressa e precisa de um envio instantâneo, ele é uma boa alternativa. Sua versão premium permite buscar por textos completos, criar um número ilimitado de notas, converter textos em áudio para Android ou iOS e acelerar sua leitura.

Se você pensa que acabou por aí, a Amazon - também muito popular por seus e-books que são disponibilizados por ótimos preços - permite enviar obras diretamente para o Kindle através da ferramenta Send to Kindle. Ela também permite adicionar um botão em seu site, caso você tenha textos que interessem ao público. Bacana, não é mesmo?

2. Envie textos para o Kindle diretamente do e-mail

Continua após a publicidade

O e-mail também é uma boa opção de envio de obras para o seu Kindle, desde que uma conta esteja vinculada ao dispositivo através do menu “Gerencie seu conteúdo e dispositivos”. Uma vez que o endereço de e-mail for anexado, basta enviar os arquivos normalmente e eles poderão ser salvos em seu dispositivo.

3. Acesse os e-books salvos em seu Kindle através de outros dispositivos

Se você quer ler algo, mas não está com o seu Kindle ou em mãos, ou a bateria dele acabou, é possível acessar todos os e-books salvos em suas coleções através de outros dispositivos. Para isso, basta acessar o site da Amazon e fazer o download do aplicativo indicado para cada plataforma - seja ela iPhone, iPod Touch, iPad, Android, tablet ou PC. Para isso, acesse este link e forneça seu número de celular - ou clique diretamente no botão de download.

Continua após a publicidade

4. Tenha acesso a comentários de obras no Kindle

Se você gosta de acompanhar discussões, fóruns e blogs a respeito das obras que lê em seu Kindle, acesse a ferramenta Kindle4rss, que oferece conteúdo com base nas obras acompanhadas pelo leitor. Os posts aparecem no formato feed, o que lembra as redes sociais e pode ser tão viciante quanto.

Continua após a publicidade


5. Crie a sua biblioteca digital

Criar a sua biblioteca digital é bem simples, uma vez que a Amazon disponibiliza e-books por ótimos preços e, além disso, é possível usar o software para desktop do site para converter os seus arquivos e torná-los legíveis no Kindle.
Existem também ferramentas como o Calibre, que converte arquivos para o formato .mobi (usado pelo dispositivo) e o CloudConvert, que faz o mesmo serviço.

Continua após a publicidade

6. Não esqueça de organizar a sua biblioteca digital do Kindle

É claro que essa dica não poderia faltar: antes de mergulhar em tudo o que o Kindle tem para lhe oferecer, não esqueça de organizar a sua biblioteca com as suas obras favoritas. É possível fazê-lo de duas maneiras: através de uma lista que aparece em sua tela inicial ou criando coleções - elas podem ser divididas por gênero ou pela classificação que você preferir.

Continua após a publicidade

7. Proteja o seu Kindle com uma senha

Outra dica bem interessante para quem quer proteger o seu Kindle e todo o conteúdo que há nele consiste em colocar uma senha - assim como em qualquer outro dispositivo. Para isso, basta acessar o menu de configurações e criar um código numérico que seja suficientemente seguro.

8. Faça anotações sem precisar de papel

O Kindle também é muito útil para quem deseja fazer anotações sobre um texto, mas não quer desperdiçar papel. Para criar uma aba com notas, basta selecionar um trecho do texto e tocar sobre a opção “Nota”. Em seguida, é possível usar o teclado para adicionar um comentário junto à frase.

Continua após a publicidade

9. Traduza trechos e palavras de textos estrangeiros

O Kindle também pode ser um ótimo aliado na hora de traduzir trechos ou palavras de textos variados - principalmente se você está aprendendo um novo idioma. Para isso, basta acessar as configurações do dispositivo e, na opção “Dicionários”, selecionar a língua de seu interesse. Agora, sempre que você selecionar uma palavra ou trecho naquele idioma, o seu significado em português será exibido pelo Kindle.

10. Use o Kindle como um pendrive

Continua após a publicidade

Esqueceu o pendrive e precisa copiar um arquivo urgente? O seu Kindle pode ajudar: basta conectá-lo ao computador para que ele abra uma pasta, assim como os pendrives - no entanto, vale prestar atenção ao máximo de gigabytes suportados por ele.

E você, conhecia todas essas utilidades do Kindle? Conte pra gente nos comentários.