Microsoft cria sistema operacional com Linux pela primeira vez na história
Por Wagner Wakka |
A Microsoft apresentou nesta segunda-feira (16) o Azure Sphere, um novo sistema focado em internet das coisas com o objetivo de proteger aparelhos como processadores de dispositivos inteligentes. Contudo, isso criou uma questão simples, mas curiosa: pela primeira vez a Microsoft vai distribuir uma versão própria do Linux.
“Depois de 43 anos, este é o primeiro dia em que estamos anunciando - e distribuindo - um kernel de Linux personalizado", disse o presidente da Microsoft, Brad Smith, em evento.
Para garantir a funcionalidade do Azure Sphere, a Microsoft teve de utilizar uma versão do software que é considerado o principal concorrente do Windows em termos de sistema operacional com código aberto.
Uma mistura de hardware e software, o Azure Shepere oferece uma opção segura para empresas que queiram trabalhar com dispositivos de internet das coisas. O problema é que o Windows foi considerado um sistema pesado demais para a proposta, o que levou Redmond a trabalhar em uma versão própria do Linux, que foi batizada de Azure Sphere OS.
Tanto o aparelho quanto o sistema operacional vão trabalhar conectados a um sistema em nuvem para garantir a atualizações de segurança constantes nos próximos 10 anos, garante a Microsoft. A proposta é de que o hardware chegue ao mercado ainda este ano.
Fonte: Microsoft Blog