Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linux terá Tela Azul da Morte melhor que a do Windows

Por| 08 de Dezembro de 2023 às 17h00

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

Se você usa Linux e sente falta da temida Tela Azul da Morte do Windows, está chegando a hora de matar a saudade. O Sistema do Pinguim vai ganhar a sua própria versão do painel, mas de um jeito diferente (e um tanto mais útil) que a versão equivalente a ela na plataforma da Microsoft.

A novidade foi revelada no GitHub do conjunto de softwares systemd. Uma atualização para o pacote (versão 255) traz um recurso chamado “systemd-bsod” para informar sobre erros do sistema numa tela azul — lembrando que “BSOD” é a sigla em inglês para “tela azul da morte”.

“Um novo componente ‘systemd-bsod’ foi adicionado, o qual pode mostrar uma tela cheia com mensagens de erros registradas se eles tiverem um nível de log de LOG_EMERG”, explica a publicação. “Este componente é experimental e sua interface pública está sujeita a mudança”, finaliza.

Continua após a publicidade

Tela azul no Linux

Quando uma distro Linux dotado do systemd-bsod sofrer alguma falha, o usuário verá na tela uma tela azul com informações sobre o problema. Junto dele, haverá um QR Code que, ao ser lido, leva a pessoa para um log de informações relacionadas.

Aí você me diz: ora, ora, mas a tela azul do Windows traz um QR Code desde 2016. Sim, e isso é verdade. Porém, quem lê um código na BSOD do Windows é levado sempre para a página windows.com/stopcode, que traz informações genéricas sobre a solução de um erro.

No Linux, a coisa será mais específica e, espera-se, mais eficiente também na hora de instruir e auxiliar quem sofre com algum problema capaz de gerar a famigerada tela azul.

Continua após a publicidade

Quando chega?

Como de costume no universo Linux, qualquer novidade relacionada a um componente do sistema precisa ser implementada pela equipe responsável pela distribuição que você utiliza. A fragmentação pode fazer com que o recurso chegue antes para umas e depois para outras.

De qualquer forma, se você estiver apressado, uma solução é ir ao repositório do systemd no GitHub (github.com/systemd), baixar os arquivos e fazer a atualização “na unha”.