Como instalar o Ubuntu 16.04 Xenial Xerus em seu computador

Como é de praxe, a cada mês de abril a Canonical libera uma nova grande atualização do Ubuntu, que chega agora à versão 16.04 de codinome Xenial Xerus. Como acontece durante todo ano par, o primeiro lançamento é o de uma versão chamada de Suporte de Longo Prazo (ou LTS, na sigla em inglês para Long-term Support). Isso significa que esta versão recebe atualizações de segurança durante os próximos cinco anos (as demais versões são suportadas apenas durante dois anos).

Instalar o Ubuntu 16.04 é bastante simples e, se você já instalou alguma outra versão do sistema, não vai encontrar nenhuma dificuldade. De qualquer forma, confira agora como ter a edição mais recente da distribuição da Canonical em seu computador.

Se você não tem uma versão anterior em seu PC

Caso use outro sistema operacional, obrigatoriamente você precisará baixar e instalar o Ubuntu “por fora”. É simples, confira:

Passo 1

Acesse ubuntu.com e faça o download do Ubuntu 16.04.

Passo 2

Agora, você deve criar um pendrive bootável com o arquivo que acabou de baixar. Este processo também é muito simples e há aqui um passo a passo ensinando tudo o que você precisa fazer.

Passo 3

Depois, com o pendrive pronto, espete-o em seu computador e reinicie a máquina. Lembre-se de que você precisa dar boot a partir do pendrive para carregar os arquivos de instalação do Ubuntu. A primeira tela que você vê é esta, que deixa você decidir se quer testar ou instalar o sistema operacional. Opte pela instalação.

Instalando Ubuntu 16.04

Passo 4

Na tela seguinte, defina se o sistema deverá transferir atualizações enquanto realiza a instalação e também se software de terceiros devem ser instalados ao longo do processo — é recomendável marcar ambas as opções. Clique em “Continuar”.

Instalando Ubuntu 16.04

Passo 5

Se você pretende usar apenas o Ubuntu em sua máquina, na tela “Tipo de instalação” marque a primeira opção — “Apagar disco e instalar Ubuntu”.

Instalando Ubuntu 16.04

Existem ainda outras opções, como realizar a instalação lado a lado com algum sistema operacional já existente na mesma máquina.

Passo 6

Os dois passos seguintes são todos intuitivos e incluem definir em qual fuso horário você se encontra e também qual o tipo de teclado que você usa (normalmente, o sistema detecta o seu teclado automaticamente, mas não custa nada testar antes de seguir adiante para não ter que redefinir esta opção adiante).

Instalando Ubuntu 16.04

Passo 7

É hora de definir quem é você. Primeiro, defina seu nome de usuário e também o nome do seu computador. Antes de seguir adiante, escolha uma senha e confirme-a no campo logo abaixo — é possível ainda definir se o computador deve iniciar direto ou então solicitar a sua senha para acessar o desktop.

Instalando Ubuntu 16.04

Pronto. Agora é só aguardar até que o Ubuntu 16.04 seja instalado em seu computador para começar a usar a distribuição de Linux mais popular da atualidade. Pode parecer complicado, mas tudo é muito simples e não exige nenhum tipo de conhecimento técnico.

Se você já tem uma versão anterior do Ubuntu instalada

Neste caso, você pode repetir o procedimento descrito acima ou então fazer a atualização direta por meio do Terminal.

Passo 1

Abra o Terminal (encontre-o pelo Dash ou então use o atalho Ctrl + Alt + T) e execute o comando sudo do-release-upgrade. Com isso, a atualização começa e basta confirmar os procedimentos conforme eles forem surgindo na tela.

Outra dica é executar o comando update-manager -d para abrir a interface gráfica do gerenciador de atualização, o que pode ser mais simples para a maioria dos usuários.

Alternativas

Se preferir, ative acesse o menu Programas e atualizações e, na guia "Atualizações", marque a opção "Para qualquer nova versão" para ser notificado acerca de uma nova edição do Ubuntu sempre que ela for lançada.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.