Como instalar o Ubuntu 16.04 Xenial Xerus em seu computador

Por Douglas Ciriaco

Como é de praxe, a cada mês de abril a Canonical libera uma nova grande atualização do Ubuntu, que chega agora à versão 16.04 de codinome Xenial Xerus. Como acontece durante todo ano par, o primeiro lançamento é o de uma versão chamada de Suporte de Longo Prazo (ou LTS, na sigla em inglês para Long-term Support). Isso significa que esta versão recebe atualizações de segurança durante os próximos cinco anos (as demais versões são suportadas apenas durante dois anos).

Instalar o Ubuntu 16.04 é bastante simples e, se você já instalou alguma outra versão do sistema, não vai encontrar nenhuma dificuldade. De qualquer forma, confira agora como ter a edição mais recente da distribuição da Canonical em seu computador.

Se você não tem uma versão anterior em seu PC

Caso use outro sistema operacional, obrigatoriamente você precisará baixar e instalar o Ubuntu “por fora”. É simples, confira:

Passo 1

Acesse ubuntu.com e faça o download do Ubuntu 16.04.

Passo 2

Agora, você deve criar um pendrive bootável com o arquivo que acabou de baixar. Este processo também é muito simples e há aqui um passo a passo ensinando tudo o que você precisa fazer.

Passo 3

Depois, com o pendrive pronto, espete-o em seu computador e reinicie a máquina. Lembre-se de que você precisa dar boot a partir do pendrive para carregar os arquivos de instalação do Ubuntu. A primeira tela que você vê é esta, que deixa você decidir se quer testar ou instalar o sistema operacional. Opte pela instalação.

Instalando Ubuntu 16.04

Passo 4

Na tela seguinte, defina se o sistema deverá transferir atualizações enquanto realiza a instalação e também se software de terceiros devem ser instalados ao longo do processo — é recomendável marcar ambas as opções. Clique em “Continuar”.

Instalando Ubuntu 16.04

Passo 5

Se você pretende usar apenas o Ubuntu em sua máquina, na tela “Tipo de instalação” marque a primeira opção — “Apagar disco e instalar Ubuntu”.

Instalando Ubuntu 16.04

Existem ainda outras opções, como realizar a instalação lado a lado com algum sistema operacional já existente na mesma máquina.

Passo 6

Os dois passos seguintes são todos intuitivos e incluem definir em qual fuso horário você se encontra e também qual o tipo de teclado que você usa (normalmente, o sistema detecta o seu teclado automaticamente, mas não custa nada testar antes de seguir adiante para não ter que redefinir esta opção adiante).

Instalando Ubuntu 16.04

Passo 7

É hora de definir quem é você. Primeiro, defina seu nome de usuário e também o nome do seu computador. Antes de seguir adiante, escolha uma senha e confirme-a no campo logo abaixo — é possível ainda definir se o computador deve iniciar direto ou então solicitar a sua senha para acessar o desktop.

Instalando Ubuntu 16.04

Pronto. Agora é só aguardar até que o Ubuntu 16.04 seja instalado em seu computador para começar a usar a distribuição de Linux mais popular da atualidade. Pode parecer complicado, mas tudo é muito simples e não exige nenhum tipo de conhecimento técnico.

Se você já tem uma versão anterior do Ubuntu instalada

Neste caso, você pode repetir o procedimento descrito acima ou então fazer a atualização direta por meio do Terminal.

Passo 1

Abra o Terminal (encontre-o pelo Dash ou então use o atalho Ctrl + Alt + T) e execute o comando sudo do-release-upgrade. Com isso, a atualização começa e basta confirmar os procedimentos conforme eles forem surgindo na tela.

Outra dica é executar o comando update-manager -d para abrir a interface gráfica do gerenciador de atualização, o que pode ser mais simples para a maioria dos usuários.

Alternativas

Se preferir, ative acesse o menu Programas e atualizações e, na guia "Atualizações", marque a opção "Para qualquer nova versão" para ser notificado acerca de uma nova edição do Ubuntu sempre que ela for lançada.