Como copiar e colar texto no terminal do Linux?

Por Giancarlo Silva

Quem está começando a aprender a utilizar o Linux geralmente precisa lidar com dúvidas e dificuldades naturais, dadas as características desse sistema. Apesar de hoje o sistema estar bem mais amigável para o usuário novato do que há algumas décadas, ainda é necessário lidar com uma ferramenta que acaba afugentando e frustrando muitos usuários devido a sua complexidade: o Terminal.

Também conhecido como Emulador de Terminal ou Console de Comandos, essa ferramenta se assemelha ao Prompt de Comandos existente no Windows, com a diferença de oferecer muito mais funções e recursos de controle do sistema. Através do terminal é possível instalar e desinstalar programas, reconfigurar dispositivos de hardware, atualizar o sistema e até mesmo utilizar programas rodando em modo texto.

Pra quem está começando a lidar com o Terminal, uma das principais dúvidas é como copiar e colar texto de sites, documentos e comandos para dentro do terminal. Um usuário pode estar tentando instalar um programa não disponível nos repositórios nativos, por exemplo, o que exige a configuração de um canal externo de download através da entrada de comandos no Terminal do sistema e isso frequentemente exige que se copie o endereço desse canal (conhecido em algumas distribuições Linux como PPA). O problema é que o clássico comando Ctrl+C e Ctrl+V não funciona no Terminal do Linux. E agora?

Terminal do Linux

Na verdade, existe sim um atalho de teclado específico para colar texto, comandos e outros tipos de conteúdo para dentro do Terminal. Copie o texto desejado normalmente, usando Ctrl+C. Depois disso, dentro do Terminal, pressione Shift+Insert no teclado e o texto será colado da área de transferência.

Outra forma bem prática é usar o botão do meio do seu mouse - aquele acionado quando pressionamos a rodinha - para colar o texto. Após copiar usando Ctrl+C, simplesmente clique no Terminal com o botão do meio e o texto será colado normalmente.

Caso prefira, também pode simplesmente clicar com o botão direito no Terminal e selecionar a opção "Colar". Fácil, não é mesmo?

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!