Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como assistir à Netflix no Linux de forma nativa

Por| 13 de Outubro de 2015 às 09h18

Link copiado!

Como assistir à Netflix no Linux de forma nativa
Como assistir à Netflix no Linux de forma nativa
Tudo sobre Netflix

A Netflix é o principal serviço de streaming do mundo hoje, com aplicativos para as mais variadas plataformas e sistemas. Contudo, a ferramenta ainda não conta com um app nativo para Linux, o que sempre obrigou os adeptos do sistema livre a recorrerem a algumas gambiarras.

A principal era instalar alguns pacotes e, por meio do WINE, enganar o aplicativo oficial da Netflix de que aquele ambiente se tratava do Windows. Isso funcionava bem, mas, convenhamos, não era algo simples e intuitivo, fatores que sempre prejudicam a popularidade de um método.

Entretanto, a partir de agora é possível acessar todo o conteúdo da Netflix no Linux de forma nativa, sem gambiarra. Isso mesmo, apesar de não ser um aplicativo independente, basta acessar o netflix.com usando o navegador Google Chrome para que tudo funcione perfeitamente.

Use o Google Chrome

Continua após a publicidade

Tudo o que você precisa fazer é acessar o google.com/chrome para baixar e instalar o navegador em seu computador. Depois disso, acesse netflix.com e faça login para aproveitar tudo o que a Netflix oferece.

Vale lembrar que este recurso funciona apenas no Google Chrome — no Chromium, a versão pura e open source que serve de base para o navegador, não é possível assistir à Netflix. Além disso, também não é possível fazer o mesmo no Firefox, Midori ou qualquer outro navegador.

Como isso funciona?

Até há algum tempo, a Netflix usava a tecnologia Silverlight em seu player de vídeo. Desenvolvida pela Microsoft, ela não contava com versão oficial para Linux — e as versões alternativas como o Moonlight não eram suportadas pela Netflix. Contudo, a companhia mudou e, agora, utiliza um player em HTML5, formato suportado também no sistema livre.

Continua após a publicidade

Além disso, as empresas que disponibilizam filmes e séries por meio do serviço de streaming exigem recursos como DRM (gerenciamento de direitos digitais) e EME (extensões criptografadas de mídia) para impedir a realização de cópias de seus produtos.

Recentemente, a Canonical, responsável pelo Ubuntu, trabalhou em conjunto com a Netflix para que o HTML5 DRM funcionasse também no Linux. Atualmente, o Chrome conta com este tipo de recurso, então é possível assistir aos conteúdos oferecidos pela Netflix sem nenhuma gambiarra.

O recurso funciona nas versões 14.04 ou superior (além da versão 12.04) de toda a família Ubuntu (Lubuntu, Kubuntu, Linux Mint etc). Há ainda o suporte para outras distribuições de Linux, a cobertura inclui basicamente todas as distros disponíveis hoje. Então, se você usa outro Linux, experimente.

E no Firefox?

Continua após a publicidade

Como dito anteriormente, por enquanto não é possível usar a Netflix em outros navegadores no Linux. Isso porque o Chrome é o único com suporte para todos os dispositivos de segurança exigidos pelo aplicativo. Entretanto, o Firefox para Windows já apresenta suporte para EME, o que deve acontecer em breve também na versão para Linux. Assim, é possível que tal suporte apareça em algumas das próximas versões do Firefox que vêm por aí.

Transformando a Netflix em aplicativo no Linux

Uma função bem interessante do Chrome permite transformar basicamente qualquer página da internet em um aplicativo com ícone na área de trabalho. Isso funciona também no Linux e pode auxiliar você a utilizar melhor a Netflix dentro do Ubuntu ou de qualquer outra distribuição.

Passo 01

Continua após a publicidade

Abra o Chrome e acesse o netflix.com.

Passo 02

Agora, clique sobre o menu de opções do Chrome, vá em “Mais ferramentas” e então clique em “Adicionar à área de trabalho”.

Continua após a publicidade

Depois, marque a opção “Abrir como janela” e clique em “OK”.

Passo 03

Feito isso, um ícone da Netflix já aparece em sua área de trabalho. Basta um duplo clique sobre ele para abrir o serviço de streaming de vídeo.

Continua após a publicidade

Agora, o mais recomendável é salvar este atalho em alguma outra pasta que não a área de trabalho e então fixá-lo no lançador do Unity. Assim, você mantém o desktop limpo e organizado e, ao mesmo tempo, deixa a Netflix sempre a um clique de distância.