Como instalar e desinstalar programas no Ubuntu?

Por Giancarlo Silva
photo_camera Divulgação

Para quem está começando a utilizar o Linux, uma das principais dúvidas diz respeito aos programas oferecidos para esse sistema. Geralmente, um usuário acostumado a utilizar o Windows precisa ter disponível no Linux os mesmos programas que ele costumava usar no sistema da Microsoft para continuar executando suas tarefas.

Na hora de aprender a instalar seus programas favoritos, o usuário se depara com algumas diferenças fundamentais entre o Windows e o Linux. Enquanto que no sistema da Microsoft é necessário pesquisar por um programa disponível na internet - ou comprá-lo - para depois fazer o download e instalá-lo, os sistemas Linux oferecem canais centralizados de instalação chamados de Repositórios, a partir dos quais o usuário poderá fazer o download e instalação automática de uma grande variedade de softwares.

O Ubuntu, por exemplo, oferece a Central de Programas do Ubuntu, um canal que exibe toda a biblioteca de programas gratuitos e pagos compatíveis com o sistema, além de automatizar o processo de instalação e desinstalação deles.

Central de Programas do Ubuntu

A Central de Programas é um gerenciador de softwares muito fácil de usar e oferece informações detalhadas dos programas oferecidos pelo Ubuntu e seus parceiros. Com ele, podemos não só instalar e desinstalar programas, como também atualizar os programas já existentes no sistema e configurar novos repositórios para aumentar a oferta de programas disponíveis.

Para instalar um novo programa, clique no ícone da Central de Programas (uma maletinha laranja). Depois, basta pesquisar pelo nome do programa na busca. Na lista de resultados, confira se o programa desejado está disponível.

Central de Programas do Ubuntu

A partir daí, você pode conferir mais informações e visualizar capturas de tela do programa. Quando tiver certeza de que esse é o software que procura, clique no botão "Instalar".

Central de Programas do Ubuntu

É possível fazer a instalação de vários programas ao mesmo tempo, pois a instalação é feita sequencialmente. Também é possível visualizar a fila de downloads ao clicar no botão "Progresso".

Central de Programas do Ubuntu

Para desinstalar um programa, basta clicar no botão "Instalados" e procurar pelo programa que você quer remover do sistema. Também é possível buscá-lo usando a caixa de pesquisas no canto superior direito. Depois, basta selecionar o programa e clicar no botão "Remover".

Central de Programas do Ubuntu
Central de Programas do Ubuntu

Os programas recém-instalados recebem um atalho no dock lateral da interface Unity para facilitar o acesso e eles. Os atalhos são automaticamente removidos quando os programas são desinstalados do Ubuntu.