Pesquisa revela como líderes de negócios veem a automatização na próxima década

Por Ares Saturno | 23 de Fevereiro de 2018 às 18h07

Um estudo encomendado pela Dell Technologies entrevistou 3.800 líderes de negócios de 17 diferentes países, incluindo o Brasil, a fim de saber como eles enxergam a parceria trabalhadores-máquinas nos próximos 12 anos.

Dentre os achados, 88% dos líderes brasileiros e 82% dos estrangeiros acreditam que, dentro dos próximos 5 anos, trabalhadores e máquinas vão estar completamente integrados em equipes colaborativas. Uma parcela de 65% dos empresários brasileiros entrevistados e 50% dos líderes do resto do mundo acreditam que os sistemas automatizados resultam em economia de tempo para as empresas. Entretanto, cerca de 58% dos entrevistados não acreditam que a integração de máquinas resulte em maior sentimento de satisfação no ambiente de trabalho, devido à delegação de tarefas burocráticas para os sistemas automatizados.

Cerca de 42% dos líderes de negócios mundiais e 29% dos brasileiros acreditam que não estão completamente preparados para lidar com a concorrência na próxima década.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A maior parte dos entrevistados acredita que a inserção de máquinas no mercado de trabalho é inevitável. (Imagem: WTM)

Em relação aos maiores empecilhos para o sucesso dos negócios até 2030, 59% dos brasileiros e 61% dos estrangeiros acreditam que a falta de preparo da força de trabalho é a principal barreira. Em seguida, a falta de estratégia e visão digital, com 55% dos brasileiros e 61% dos mundiais. As restrições tecnológicas aparecem em segundo lugar, com 54% dos líderes do Brasil e 51% dos globais. As leis e questões regulatórias aparecem no final, com 28% dos entrevistados brasileiros e 20% dos líderes mundiais.

“As conclusões do estudo reforçam a percepção de que a digitalização dos negócios representa uma importante preocupação das áreas de negócios nas empresas ao redor do mundo. Estamos vivendo um período de mudanças sem precedentes e na qual o uso intensivo das tecnologias afeta diretamente os modelos de negócio e a maneira como vivemos e trabalhamos”, disse Luis Gonçalves, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil Commercial.

Apesar dos desafios que terão que enfrentar, a maior parte dos empresários acredita que, dentro dos próximos 5 anos, conseguirão encontrar formas de se adaptar aos sistemas automatizados nas empresas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.