Publicidade

Putin transforma proposta que "isola" Rússia do restante da internet em lei

Por| 02 de Maio de 2019 às 12h57

Link copiado!

Putin transforma proposta que "isola" Rússia do restante da internet em lei
Putin transforma proposta que "isola" Rússia do restante da internet em lei

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta quinta-feira (2) um projeto legislativo que, efetivamente, “isola” a Rússia da internet global. Agora transformada em lei, a proposta rege que os fornecedores de internet do país se desliguem de serviços estrangeiros, além de desenvolverem ferramentas que assegurem que a Rússia permaneça online mesmo em caso de o país ser desligado da rede mundial de computadores.

As informações foram relatadas primeiro pelo Financial Times, que indica que a lei entrará em vigor a partir de 1º de novembro de 2019. A legislação, à época de sua proposta, trouxe severas críticas ao governo, com ativistas protestando por uma internet mais livre e argumentando que, por meio dela, as possibilidades de censura das autoridades aumentavam exponencialmente.

Uma enquete pública, patrocinada pelo poder público russo, concluiu que 52% da população desaprovou da ideia. Nada disso surtiu efeito: a proposta seguiu adiante e agora é lei.

Continua após a publicidade

O acesso à internet e seus serviços já é bastante combalido na Rússia: em março, mais de 15 mil pessoas em quatro grandes cidades russas protestaram contra as crescentes políticas de restrição a serviços online no país. O Telegram é um exemplo de operação banida: devido à sua criptografia de ponta a ponta, o governo não consegue monitorar o conteúdo de mensagens trocadas pelo app. Assim sendo, a empresa não pode atuar em solo russo desde 2018.

Mais além, o uso de VPNs é limitado, diversos sites internacionais são totalmente bloqueados e canais de mídia online que recebem fundos internacionais ou são propriedades de empresas multinacionais são rotulados pelo governo como “agentes estrangeiros”.

Fonte: Engadget; Financial Times