Publicidade

Musk pode ter de prestar depoimento por novo tweet com informações da Tesla

Por| 26 de Fevereiro de 2019 às 10h40

Link copiado!

The Verge
The Verge
Tudo sobre Tesla

O tweet de Elon Musk, CEO da Tesla, dizendo que tinha planos de fechar o capital da empresa ainda gera muitos problemas para o magnata da indústria de tecnologia. Nesta segunda-feira (25), a Securities and Exchange Commission (SEC), órgão que regula relações econômicas nos Estados Unidos, pediu para o equivalente à Suprema Corte do país que convocasse Musk para prestar esclarecimentos sobre uma nova publicação na rede social.

No ano passado, a SEC já havia entrado em um acordo com Musk, impedindo não só que ele faça anúncios sobre a Tesla em seu Twitter, mas que também fosse retirado do conselho administrativo da empresa. Apesar disso, Musk se manteve como CEO.

O executivo pode ter quebrado o acordo no último dia 19 de fevereiro, quando publicou em sua rede social informações de relatório anual da empresa. No Twitter, ele informou que a Tesla “fará cerca de 500 mil carros em 2019”.

Continua após a publicidade

“Quer dizer, com base na taxa de produção anual, no fim de 2019, provavelmente serão 500 mil, ou seja, 10 mil por semana. As entregas para o ano estão estimadas ainda em 400 mil”, disse ele no dia seguinte ao post original.

Segundo o documento da SEC, Musk não procurou o departamento jurídico da Tesla para saber quais seriam os protocolos para comunicados deste tipo, verificando se feriam regras da empresa. Os advogados da Tesla confirmaram à SEC que ninguém aprovou o tweet antes da publicação. O departamento jurídico só entrou no dia 20, pedindo que o CEO detalhasse a informação.

Para o órgão do governo, esta nova postagem contém informações que poderiam ser destinadas somente a acionistas, ou que pudessem ser usadas por eles antes da divulgação pública.

Continua após a publicidade

Musk se defende dizendo que a informação já estava no relatório financeiro da Tesla, o qual apontava uma produção entre 350 mil a 500 mil para este ano. Musk chegou a chamar a atitude do órgão de “embaraçosa”.

Em entrevista ao 60 Minutes, ele chegou a dizer que não aceitava que aprovassem seus tweets e que nem respeitava a SEC.

Por conta da publicação, Musk deve ser convocado para uma audiência na corte federal e, se o juiz acreditar que ele violou o acordo, o CEO será multado por isso.

Entenda o caso

Continua após a publicidade

Em agosto do ano passado, o CEO publicou um tweet em que disse “considerar” fechar o capital da companhia, além de informar que já tinha investimentos para isso. Ele ainda disse que a proposta era de colocar a US$ 420 cada ação, o que representaria um crescimento de 22% em relação ao valor daquele momento. Só esta expectativa elevou as ações da Tesla em 6%.

Por conta disso, Musk passou a ser investigado sob a suspeita de manipular informações para fazer crescer as ações da companhia. Isso porque, com o desenrolar da história, descobriu-se que havia apenas negociações muito incipientes de Musk com um fundo saudita para este fechamento, o que estava bem longe de se concretizar. Depois de pedido de acionistas, Musk voltou atrás na hipótese e disse que empresa permaneceria na Bolsa de Valores.

Fonte: SEC