Publicidade

Modelo de negócios do Facebook está sendo confrontado na Alemanha

Por| 14 de Janeiro de 2019 às 16h53

Link copiado!

Modelo de negócios do Facebook está sendo confrontado na Alemanha
Modelo de negócios do Facebook está sendo confrontado na Alemanha
Tudo sobre Facebook

A Alemanha está prestes a impor novas e rígidas regras a respeito de dados coletados em redes sociais e, nesse processo, todo o modelo de negócios do Facebook está sendo analisado pelo país. Um jornal alemão afirmou que o regulador antitruste local, o Bundeskartellamt, exigirá que a rede social de Mark Zuckerberg pare de coletar informações específicas e isso poderá mudar tudo.

A decisão ainda não foi confirmada pelo regulador, apesar da decisão preliminar emitida em dezembro de 2017 indicar isso. De toda forma, um novo relatório deverá ser publicado ainda no início deste ano. O Bundeskartellamt também afirmou que está preocupado com a rede social na Alemanha e a forma como os dados são coletados por serviços de terceiros, incluindo o WhatsApp e o Instagram — ambos de propriedade do Facebook.

“Estamos mais preocupados com a coleta de dados fora da rede social do Facebook e com a fusão desses dados na conta do Facebook de um usuário. Através de APIs, os dados são transmitidos para o Facebook e coletados e processados ​​pelo Facebook, mesmo quando um usuário do Facebook visita outros sites”, disse o presidente do regulador, Andreas Mundt, acrescentando que não tinha certeza se os usuários consentiram uma coleta desse nível.

Por outro lado, o Facebook acredita que não é tarefa do regulador antitruste investigar essas questões, afirmando que discordam dos pontos de vista do Bundeskartellamt e da fusão de leis de proteção de dados com as leis antitruste, ainda que desde 2016 a rede social tenha estado em contato com o regulador e atendido às suas solicitações.

Continua após a publicidade

Ainda não está claro o que exatamente o Bundeskartellamt irá exigir do Facebook, mas o regulador deverá estabelecer um prazo. Vale lembrar que os legisladores da Alemanha estão desconfortáveis com a rede social por conta das leis rigorosas de discurso de ódio, devido ao passado do país, além do histórico de vazamentos que tornou as pessoas mais sensíveis quanto às suas privacidades.

Além disso, o Facebook já foi proibido de coletar dados através do WhatsApp na Alemanha e a ministra da justiça Katarina Barley disse no final do ano passado que a empresa de Zuckerberg precisava esclarecer como exatamente os dados da API eram coletados dos usuários por serviços como o Spotify e o Netflix.

Fonte: Business Insider