Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IMDb processa Califórnia por legislação que proíbe revelar idades de atores

Por| 11 de Novembro de 2016 às 23h56

Link copiado!

IMDb processa Califórnia por legislação que proíbe revelar idades de atores
IMDb processa Califórnia por legislação que proíbe revelar idades de atores
Tudo sobre IMDb

Que o mundo das artes é cheio de atores escondo suas idades por motivos de pura vaidade, todos nós sabemos. Mas também existem aqueles que o fazem por um motivo mais sério: preconceito. E o que aconteceu essa semana com o IMDb, plataforma online que reúne nomes de atores, filmes e produções televisivas e cinematográficas de toda a indústria mundial, foi algo, no mínimo, curioso.

Como Hollywood tem seus caprichos, a Califórnia aprovou no início do ano uma lei que protege os atores em caso de "exposição etária", o que permite a eles resguardarem quaisquer informações sobre suas idades e proíbe os críticos de cinema e TV de divulgarem dados relacionados à data de nascimento dos artistas. E não é que o IMDb, que é de propriedade da Amazon, resolveu processar o governo californiano devido a essa lei?

A ação, movida na quinta-feira (11) no tribunal federal do Distrito Norte da Califórnia, alega que a legislação viola os direitos de liberdade de expressão previstos na Constituição dos Estados Unidos. É que os apoiadores da legislação, que a defendem como medida de prevenção de discriminação por idade, alegaram no passado que a justiça mandasse o IMDb retirar todas as informações referentes a idades de atores, diretores, escritores e demais membros da indústria de entretenimento de sua plataforma.

Para o IMDb, prevenir preconceito por idade é importante, mas o problema é que a lei, chamada AB 1687, é inconstitucional, uma vez que foi adaptada para ser aplicada apenas para sua plataforma, e não incide sobre outras fontes de informação, como revistas e demais sites da web. Agora, o processo busca julgamento em tribunal, tendo o advogado-geral da California sido nomeado para defender o caso.

Continua após a publicidade

Fonte: VentureBeat