Publicidade

Detido por tráfico de influência, herdeiro da Samsung sai da prisão nesta semana

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Agosto de 2021 às 16h10

Link copiado!

Detido por tráfico de influência, herdeiro da Samsung sai da prisão nesta semana
Detido por tráfico de influência, herdeiro da Samsung sai da prisão nesta semana
Tudo sobre Samsung

O herdeiro e vice-diretor da Samsung, Lee Jae-yong, será libertado nesta sexta-feira (13) depois de ter passado um ano e meio na prisão. Ele teve liberdade condicional concedida pela justiça da Coreia do Sul após pedidos políticos e de grandes empresários do país, para que ele pudesse ajudar nos esforços da multinacional em acordos relacionados à fabricação e distribuição de vacinas contra a COVID-19, bem como atuar na crise global de semicondutores que ainda afeta amplamente a indústria da tecnologia.

O pedido de liberdade foi concedido pelo Ministério da Justiça do país e faz parte das tradições do Dia da Liberação. Em 15 de agosto, o país comemora o fim do domínio colonial japonês com um feriado, festivais, cerimônias e a concessão de perdões especiais a presos, de acordo com seu comportamento, o tempo que passaram encarcerados e eventuais benefícios à sociedade que eles possam ter ao serem soltos.

Foi o caso de Lee, que de acordo com o ministro da justiça Park Beom-kye, pode ter papel fundamental na recuperação econômica do país, que ainda sofre os efeitos da crise causada pela pandemia. A ordem foi contestada por partidos de oposição do país, mas acabou sendo assinada pelo governo, o que vai permitir que o herdeiro do fundador da Samsung siga cumprindo pena e respondendo a outros processos criminais em liberdade.

Continua após a publicidade

O vice-diretor da Samsung foi uma das peças envolvidas em um escândalo que também levou à deposição da então presidenta da Coreia do Sul, Park Geun-hye. A primeira mulher a ser eleita para o cargo no país estava envolvida em um esquema de tráfico de influência envolvendo, também, a líder xamanista Coi Soon-Sil, que teria influência em decisões governamentais e fazia acordos com empresários e líderes políticos. Até mesmo os discursos da líder eram escritos pela religiosa.

Em 2017, Lee foi condenado a cinco anos de prisão, mas teve sua pena reduzida pela metade. Ele chegou a ser preso e libertado por duas vezes, antes, e estava detido desde janeiro deste ano em uma prisão da capital, Seul. Devido ao escândalo, em maio de 2020, ele anunciou o fim da sucessão familiar na Samsung, se comprometendo a não transferir o controle da empresa a seus filhos e afirmando que trabalharia para garantir uma gestão plural, com executivos de diferentes nacionalidades e gêneros.

Além do escândalo de tráfico de influência, o herdeiro também foi condenado por tentativas de minar a sindicalização de trabalhadores da Samsung. Ele responde, ainda, por um terceiro processo, no qual é acusado de subornar acionistas e manipular resultados de ações da companhia como forma de consolidar a própria posição de poder, ao lado de políticos e grandes executivos da fabricante. As condenações já assinadas também envolvem a devolução de US$ 10,8 bilhões em impostos devidos aos cofres da Coreia do Sul.

Fonte: DW