Publicidade

Casa Branca quer mais prazo para embargo sobre Huawei no governo

Por| 10 de Junho de 2019 às 16h02

Link copiado!

Casa Branca quer mais prazo para embargo sobre Huawei no governo
Casa Branca quer mais prazo para embargo sobre Huawei no governo
Tudo sobre Huawei

Em agosto do ano passado, os Estados Unidos aprovaram um uma lei proibindo que órgãos e funcionários do governo pudessem usar aparelhos e infraestrutura da Huawei. Chamado de National Defense Authorization Act, o documento foi aprovado em agosto do ano passado e tem dois anos para valer. Mesmo assim, parte do governo quer que este banimento seja adiado.

Segundo levantamento do Wall Street Journal, o diretor da Casa Branca para gerenciamento e orçamento pediu formalmente que o embargo fosse adiado por dois anos. Russel T. Vought enviou uma carta ao vice-presidente Mike Pence, no dia 4 de junho, pedindo a mudança. Segundo informou ao vice de Donald Trump e mais nove congressistas, o embargo poderia causar uma “redução dramática” nas companhias fornecedoras do governo. As principais seriam as empresas em áreas rurais que utilizam ainda tecnologia da Huawei em seus produtos e infraestrutura.

O pedido de Vought é de que o governo adicione mais dois anos ao período de banimento para que empresas possam se organizar em relação à nova regra. Assim, o embargo passaria a valer em quatro anos, após a assinatura, e não nos dois iniciais.

O governo se negou a falar sobre o assunto, dizendo isso iria contra as políticas do Estado Norte Americano.

Continua após a publicidade

Apesar do pedido, é bem provável que o governo não conceda mais tempo. Isso porque Trump apertou ainda mais as medidas de austeridade contra Huawei, impedindo que a companhia realizasse comércio no país. Outras gigantes como Google e Facebook também não podem fornecer suporte nem negociar com a empresa da China.

O governo Trump faz toda esta movimentação sob a suspeita de que a Huawei poderia fornecer informações de seus usuários.

Fonte: WSJ