Autoridades dos EUA e Reino Unido ameaçam investigar Google por monopólio

Por Ramon de Souza | 21 de Maio de 2018 às 17h45
TUDO SOBRE

Google

A Google pode estar prestes a enfrentar uma investigação oriunda tanto dos próprios Estados Unidos quanto da União Europeia. Autoridades de ambas as potências discutiram recentemente, em jornais e programas de televisão, a respeito do possível monopólio criado pela Gigante das Buscas — não apenas no que diz respeito à sua área de atuação principal (pesquisas online), mas também em serviços adjuntos como análises de estabelecimentos (restaurantes, hotéis etc.) e outros produtos diversos.

Uma das personalidades interessadas em dar um puxão de orelha na companhia é Steve Mnuchin, atual Secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Em uma recente entrevista concedida à CNBC, Mnuchin foi questionado se ele acredita que haja um abuso por parte da Google. Ele respondeu que “essas são questões que o Departamento de Justiça precisa encarar com seriedade” e que precisamos “olhar quanto poder ela [a Google] tem”, visto que esse tipo de empresa “possui um impacto cada vez maior na economia”.

Poucos dias antes, durante um capítulo do programa 60 Minutes da CBS, a comissária da União Europeia, Margrethe Vestager, deu a entender que também está insatisfeita com o domínio da companhia. “É muito difícil achar rivais, pois, na maioria das vezes, você só vai encontrá-los na quarta página em seus resultados de pesquisa”, comentou Margrethe, que já ganhou processos contra o Facebook e contra a Apple no passado.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O mais engraçado é que tais questionamentos apareceram bem no aniversário de 20 anos da ação antitruste criada contra a Microsoft em maio de 1998. Na época, a companhia foi acusada de manter práticas desfavoráveis à competitividade do mercado de computadores pessoais com o Windows 95 e o Internet Explorer. Será que a Gigante das Buscas será forçada a dar uma “ajudinha” para seus competidores?

Fonte: The Register

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.